segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Chuvas dos últimos dois meses registram aporte hídrico nos principais açudes do Ceará


Fortaleza, 25 de fevereiro de 2012.

 Nos dois primeiros meses do ano, período em que teve início a quadra chuvosa do estado do Ceará, todas as bacias hidrográficas do estado apresentaram aporte hídrico. O aporte total registrado nas bacias foi de 157,7 milhões de metros cúbicos de água.

Das 12 bacias hidrográficas, a que teve maior aporte hídrico foi a Bacia do Banabuiú, que apresentou um aporte de 37,5 milhões de metros cúbicos de água. Somente no mês de fevereiro o aporte recebido pela bacia foi de 30 milhões de metros cúbicos. A Bacia hidrográfica do Banabuiú é formada por 19 açudes, entre os quais está o açude Curral Velho, que atualmente figura entre os dois açudes com percentual acima de 90%.

Já a Bacia Metropolitana, região hidrográfica importante para o abastecimento da capital cearense e que também é formada por 19 reservatórios, recebeu nos dois últimos meses um aporte de 34,5 milhões de metros cúbicos de água. Nesta bacia o maiores aportes foram apresentados nos açudes Gavião e Pacoti, com oito e nove milhões de metros cúbicos, respectivamente.

Outra bacia que apresentou um bom aporte hídrico foi a Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe. Nos últimos dois meses a bacia recebeu um aporte de 20,2 milhões de metros cúbicos de água. Em fevereiro, período que concentrou grande parte das chuvas, a bacia hidrográfica recebeu um aporte de 19,6 milhões de metros cúbicos. Dos 14 açudes que formam a bacia, o Castanhão, reservatório que atualmente está sendo utilizado para reforçar o abastecimento hídrico da Região Metropolitana de Fortaleza, recebeu um aporte de 17,2 milhões de metros cúbicos de água.

A Bacia do Alto Jaguaribe, região hidrográfica onde está localizado o segundo maior açude do Ceará, o açude Orós, nos últimos dois meses apresentou um aporte hídrico de 19,2 milhões de metros cúbicos de água. Em fevereiro, a bacia do Alto Jaguaribe recebeu um aporte de oito milhões de metros cúbicos de água. Dos 19 açudes que formam a bacia, o Orós, segundo maior reservatório do estado, recebeu um aporte de sete milhões de metros cúbicos de água.

A Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe, formada apenas pelo açude Santo Antônio de Russas, reservatório com capacidade de acumular 24 milhões de metros cúbicos de água recebeu nos dois primeiros meses um aporte de 185 mil metros cúbicos de água.

Já a região do Cariri cearense, onde está localizada a Bacia do Salgado, o aporte hídrico registrado foi de 18,6 milhões de metros cúbicos de água. O maior aporte hídrico registrado na região hidrográfica, que é formada por 15 reservatórios, foi no açude Lima Campos, com dois milhões de metros cúbicos de água.

Na região norte do estado, onde estão localizados municípios importantes para o desenvolvimento econômico do Ceará, a Bacia Hidrográfica do Acaraú apresentou um aporte hídrico de 12 milhões de metros cúbicos de água nos dois primeiros meses do ano. Somente em fevereiro o aporte registrado na bacia hidrográfica foi de seis milhões de metros cúbicos. O reservatório que apresentou o maior aporte hídrico foi o Ayres de Sousa, no município de Sobral, com 2 milhões de metros cúbicos de água.

Formada apenas pelo açude Jaburu I, reservatório com capacidade de acumular 137 milhões de metros cúbicos de água, a Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba registrou nos dois primeiros meses do ano um aporte hídrico de 628 milhões de metros cúbicos de água.

Outra bacia que registrou um bom aporte hídrico foi a do Coreaú, com 10,5 milhões de metros cúbicos nos últimos 2 meses. O reservatório da bacia que registrou o maior aporte foi o açude Gangorra, com 3,1 milhões de metros cúbicos de água.

As bacias do Curu, Litoral e Sertões dos Crateús registraram um aporte hídrico de cerca de 1,1 milhões de metros cúbicos de água.
Serviço:

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh












Nenhum comentário:

Postar um comentário