sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Avenida Brasil – Um saldo de violência e de falsos valores



Com o título “A Invasão perversa da mídia”, eis artigo da professora Célia Bernardo. Ela fala sobre o saldo de violência que deixará a novela “Avenida Brasil, que chega ao fim nesta noite desta sexta-feira, na Rede Globo. Confira o texto:
Se bem pensarmos no turbilhão de perversidades a que estamos sujeitos, chegaremos a algumas conclusões meio sórdidas. Os 173 capítulos da novela AVENIDA BRASIL, o maior ensaio e o maior caderno de APOLOGIA à VIOLÊNCIA já vistos, gratuitamente, em horário “NOBRE”, vão deixar infundadas saudades em muitas pessoas, que se mantiveram fiéis à novela e infiéis a elas mesmas, mas não me furto dizer que também ficará um saldo negativo, somado a 30 dias de julgamento do MENSALÃO, que só afronta os que, DIGNAMENTE trabalham e morrem sem nunca ter conseguido juntar as “FARTAS QUANTIAS FÁCEIS DE DINHEIRO” que, ilicitamente, deixaram os pobres mais pobres, para enriquecer mais ainda um pequeno grupo de ESPECTROS DE HOMENS que, desavergonhadamente se travestem de HOMENS SÉRIOS. É, sem dúvida, uma PERVERSA INVASÃO DA MÍDIA, um ESTUPRO à moral, à ética e à cidadania dos brasileiros, único adjetivo pátrio formado pelo sufixo EIRO, que significa TRABALHADOR.
Retomo a “Avenida Brasil”, à qual não me prendi, mas da qual vi, por vontade própria, algumas cenas, até para avaliar o “BELO ENTRETENIMENTO”, síntese de violência, sem precedentes. O Ibope hoje, certamente superou todos os índices de audiência, pelo que vi nas redes sociais e pelo que ouvi nas ruas, através de pesquisas e de apostas, para quem será ou quem serão merecedor e/ou merecedores da morte, da cadeia, quem merece, de fato, o mais cruel sofrimento. Nina e Carminha não se tornaram NOTÁVEIS pela novela; afinal, elas já fazem parte do elenco da GLOBO e isso já denota FAMA. Elas se destacaram por protagonizarem o MAL, por terem invadido nossas casas e nos terem mostrado que, neste mundo cão, vale quem TEM: grana, falso moralismo, desrespeito, frieza, crueldade e mais uma série de coisas perversas demais.
Admiro os noveleiros, assim como também os respeito, respeito seus gostos; porém, não “tiro o chapéu” para eles, após os quase infindáveis capítulos do MARTÍRIO GLOBAL. Tirar o chapéu para isso será uma confirmação e uma aprovação aos FALSOS VALORES, grande MANCHA, na vida da gente e, na condição de mãe, de educadora e de cidadã, não posso, nem devo ser CONIVENTE com o que destrói os sonhos, sobretudo, os das das crianças e dos jovens, cuja maturidade ainda não lhes permite se livrarem das IDOLATRIAS MUNDANAS.
Somente Deus “SALVE O JORGE” que, certamente, será o próximo palco do mesmo horário nobre para TRAIÇÕES, VIOLÊNCIA, COMPETIÇÃO DESLEAL e a maior VENDA DE SONHOS. Lendo Rousseau, excelência de filósofo, na comemoração dos seus 300 anos, bem menos conhecido e imitado pela Nina e pela Carminha, hei de concordar, caros amigos, com a profunda citação rousseana: “QUANDO SE PENSA EXCLUSIVAMENTE PARA VIVER, É DIFÍCIL PENSAR NOBREMENTE. ” Que o Senhor nos abençoe e nos guarde, hoje e sempre. Amém.
* Célia Bernado,
Professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário