segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Segundo turno registra 19% de abstenção

 

O aumento preocupa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será avaliado pela Justiça Eleitoral
Por: Rosângela Cardoso
Seis milhões de eleitores aptos a votar no segundo turno das eleições municipais faltaram ao compromisso com as urnas. A abstenção no segundo turno ultrapassou 19%, 3 pontos percentuais a mais que o índice do primeiro turno, de cerca de 16%.
O aumento preocupa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será avaliado pela Justiça Eleitoral, disse a presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia. “Agora cabe aos órgãos tanto da Justiça Eleitoral quanto aos especialistas e cientistas políticos fazermos essa avaliação, porque qualquer aumento é preocupante. Toda abstenção não é boa”, disse a ministra em entrevista à imprensa na qual fez um balanço da votação no segundo turno.
O Maranhão foi o Estado com maior índice de abstenção no segundo turno. Dos 678.070 eleitores que deveriam voltar hoje às urnas na capital, São Luís, única cidade do Estado com segundo turno, 149.439 não compareceram, 22,04% do total. O Rio de Janeiro aparece em seguida, com 21,55% de abstenção e a Bahia, com 21,4%.
Com disputas acirradas para o segundo turno, Salvador, Fortaleza e Florianópolis enfrentam a mesma situação de São Paulo. Na capital baiana, o número de votos em branco, nulos e abstenções somados chega a cerca de 589 mil - quantidade maior que os obtidos pelos candidatos Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), o ACM Neto, com cerca de 518 mil, e Nelson Pelegrino (PT), com 513 mil.
Em Fortaleza o número de abstenções foi de 268.138, o que equivale a 16,63% dos eleitores.
A Ministra Carmem Lúcia do TSE se mostrou preocupada com o numero de abstenções e afirmou que o tribunal vai avaliar os dados para então tomar providências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário