domingo, 23 de setembro de 2012

Agência Nacional das Águas habilita projeto de Jaguaribara

A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou a primeira lista definitiva de propostas habilitadas ao edital “Seleção de projetos para desenvolvimento de ações de reúso de água em municípios de pequeno porte”. Das propostas recebidas, foi habilitada a da Prefeitura de Jaguaribara, para reúso de água de efluentes na irrigação. O projeto “Reúso de água de efluentes de ETE [Estações de Tratamento de Esgoto] e de ETA [Estações de Tratamento de Água] para produção de milho e de mudas florestais” prevê a integração de um sistema de reúso de água ao sistema de tratamento de esgoto existente no município, com base em estudo elaborado em 2010 pela Cagece.
A proposta da prefeitura prevê o reúso dos efluentes gerados pela ETE para, por exemplo, a irrigação de viveiro de 40 mil mudas de espécies nativas para fins de ornamentação de praças, parques e jardins do município. Há também o benefício indireto da recuperação de matas ciliares e de áreas desertificadas dentro e fora do município, além da irrigação de cerca de três hectares de milho para produção de grãos (aproximadamente 48 toneladas), que serão distribuídos gratuitamente para os produtores.
São vários os benefícios apontados no projeto, com destaque para: produção anual de 40 mil mudas e de 48 toneladas de milho para os produtores; promoção da educação ambiental no município; geração de renda; aumento da oferta hídrica; recuperação de matas ciliares e área em desertificação; e estímulo à cultura do reúso, reduzindo o preconceito. O aporte financeiro estimado para execução é de mais de R$ 400.000,00, sendo composto por recursos advindos da União, via Agência Nacional de Águas, e uma contrapartida do próprio município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário