quinta-feira, 13 de setembro de 2012

TRE indefere 7 candidatos

Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu ontem os registros de candidatura de pelo menos sete chapas majoritárias do Interior Pelo menos sete chapas majoritárias foram indeferidas durante sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizada na tarde e noite de ontem. Em todos os casos, o registro de candidatura foi negado com o intuito de fazer valer a Lei da Ficha Limpa.

Em Pacajus, a chapa encabeçada pelo atual prefeito Auri Costa Araripe (PR) foi indeferida, porque os registros de candidatura dele e do vice, Fan Cunha (PTC), foram negados. Ambos tiveram contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).


O candidato a prefeito de Iguatu Aderilo Antunes Alcântara Filho (PRB) também teve registro negado, em razão da Lei da Ficha Limpa. Ele é o candidato apoiado pelo atual prefeito, Agenor Neto (PMDB).


Na cidade de Viçosa do Ceará, a candidata à prefeitura, Silvana Fontenele (PSDB), foi indeferida, porque também já teve contas desaprovadas pelo TCM. O mesmo precedente inviabilizou a candidatura à prefeitura de Paracuru de José Ribamar Batista, mais conhecido como Ribeiro (PP).


Além destes, tiveram registros indeferidos: Maria Iraldice de Alcântara (PRB), ex-presidente da Câmara Municipal e, hoje, candidata à prefeitura de Graça; e Antônio Sales Magalhães (PR), candidato a prefeito de Banabuiú; Regina Cardoso (PSB), candidata à prefeitura de Aracati.


Todos os candidatos podem ainda recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou ter seus nomes substituídos. Ao indeferir registros de candidatura por desaprovação de contas, os juízes do Pleno do TRE analisam se as irregularidades se configuram como ato doloso insanável de improbidade administrativa.


Deferimentos
Por outro lado, o candidato a prefeito de Nova Russas, Marcos Alberto (PSC), teve registro de candidatura deferido.

Quando


ENTENDA A NOTÍCIA


O prazo proposto pelo Tribunal Superior Eleitoral para que todos os recursos fossem julgados se encerrou no último dia 23. A exemplo de outras Cortes, o TRE segue nestas atividades e promete concluí-las até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário