quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Ibope/DN – Moroni, 23%, Elmano, 19%, Roberto Cláudio, 18% e Heitor, 13%

“Moroni Torgan tem 23% das intenções de voto e se mantém na liderança na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Elmano de Freitas aparece com 19%, Roberto Cláudio com 18% e Heitor Férrer com 13%, Renato Roseno tem 7%, Inácio Arruda 6% e Marcos Cals 4%, diz o relatório do Ibope sobre a última pesquisa realizada em Fortaleza entre os dias 9 e 11 de setembro.
Os demais candidatos: Gonzaga (PSTU) e Professor Valdeci (PRTB) embora tenham sido citados não chegaram a pontuar. O candidato André Ramos (PPL), embora constasse na relação dos candidatos apresentada aos eleitores, não foi citado por nenhum dos entrevistados.
Apenas 20% dos eleitores se dizem muito interessados na campanha eleitoral deste ano. 28% responderam à indagação sobre o interesse pelas eleições deste ano dizendo ter interesse médio. Estão pouco interessado 29% dos entrevistas e 22% responderam não ter nenhum interesse até agora.
Foram ouvidos 364 eleitores do sexo masculino e 441 do sexo feminino, divididos em grupos quanto à idade e a escolaridade, tendo como fonte os dados das amostras do Censo 2010 e os dados do Tribunal Superior Eleitoral referentes ao eleitorado fortalezense de 2012.
Rejeição
Uma das perguntas feitas aos eleitores foi a em quem eles não votariam de jeito nenhum. Pelos percentuais apresentado o candidato Moroni Torgan continua na liderança. Ele é rejeitado por 35% dos eleitores contra 23% de Elmano de Freitas e igual percentual de Inácio Arruda. Depois, Gonzaga aparece com 20%, seguido de Roberto Cláudio com 17%, André Ramos com 15%, Marcos Cals e Professor Valdeci com 14%, Renato Roseno com 11% e Heitor Férrer com 9%.
No quesito espontâneo, quando o entrevistador pergunta em que o eleitor vota para prefeito sem apresentar a relação de candidatos, o resultado foi o seguinte: Elmano 15%, Heitor Férrer 11%, Inácio Arruda 4%, Marcos Cals 3%, Moroni 19%, Renato Roseno 6% e Roberto Cláudio 11%. Não souberam ou não responderam 22%.”
(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário