quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Icó: Porque as mazelas persistem?

Com todo respeito ao Icó, decidi escrever este artigo sobre a realidade da nossa cidade, tendo em vista a eleições de 2012: “Uma administração sem mazelas.”

Acho uma utopia falar em administração sem mazelas. Vejamos o exemplo da União, mesmo com todo crescimento do nosso país, fruto de uma administração excelente por parte do ex-presidente Lula, a presidenta atual Dilma dando continuidade ao governo petista, assumiu o compromisso de tentar acabar com a miséria. Portanto, até mesmo a União reconhece que tem mazelas...

Infelizmente, Icó tem muitas mazelas. Concordo que algumas são heranças do passado, mas devo retificar que a atual gestão.

Há certo tempo, enumerei as principais falhas administrativas desta gestão, acho que neste momento seria interessante relembrar tais falhas, com algumas ressalvas:

• SAÚDE: A política histórica de transferência de pacientes continua imperando no município. Inúmeros pacientes viajam diariamente em busca de atendimentos especializados que o Hospital não oferece [ortopedia e traumatologia, obstetrícia, neurologia, cardiologia, urologia, oftalmologia, nefrologia, etc.]. Aproveito para parabenizar a todos os funcionários do Hospital Regional que trabalham com muito amor. Os PSF não funcionam e os que funcionam faltas materiais ou médicos para atende a população rural e periférica.

• EDUCAÇÃO/CULTURA: Apesar do grande número de jovens inteligentes no município inexiste a preocupação por parte do poder público em tomar conta buscando melhora os índices da nossa educação. Assim o nosso município só ganha de Baixio e Umari. Na cultura o município esta totalmente parado, falta eventos o teatro abandonado,nada de novo acontece nesta pasta.

•ASSISTÊNCIA SOCIAL/ HABITAÇÃO POPULAR: a administração não programou uma política séria para com os mais necessitados, até mesmo o financiamento habitacional da Caixa não foi executado como deveria. Mesmo com a previsão de repasses de cerca de um milhão de reais pela União, nada foi feito no campo habitacional.

• AGRICULTURA/PECUÁRIA/APICULTURA: Os agricultores familiares não possuem nenhum incentivo por parte do poder público, inexiste escola agrícola; Tivemos o matadouro quase fechado. Os apicultores receberam apenas incentivos do governo estadual [casa do mel na sede do município]. A prefeitura não compra produtos dos agricultores familiares. As cooperativas fecharam. Nenhuma política para revitalizar o perímetro irrigado com quase 40 km de canal praticamente abandonado. Neste sentido o prefeito e a cúpula do Dnocs na fazer para resolver esse imbróglio ao contrario querem e ficar com as terras dos colonos.

• MEIO-AMBIENTE/REFORMA AGRÁRIA: o Rio Salgado está sendo poluído cada vez mais, a reforma do aterro sanitário ainda não foi realizada, ameaçando o lençol freático do município. Inexiste política municipal eficaz voltada para o meio ambiente. O pior: não tem fiscalização nenhuma à secretaria é cabide de emprego para os partidários políticos.

• COMÉRCIO/INDÚSTRIA: Aqui não existe qualquer projeto para desenvolve o comércio e a indústria, o distrito industrial do Gama ficou só nos discurso de palanque. No entanto tem muito gente com espírito empreendendo investido para melhora suas lojas e negócios, capital privado.

• TURISMO: o potencial do município representado principalmente pela Festa do Senhor do Bonfim e Forricó,esses acontecimentos eram para dar um salto na economia do município,ao mesmo tempo quando passam as mesma o município fica parado vivendo da renda dos aposentados do INSS.

• URBANISMO/ESTRADAS DO MUNICÍPIO: Não existem projetos de revitalização das praças públicas. Só três praças foram reformadas mesmo assim uma delas ainda parada por falta de liberação do IPHAN. As estradas vicinais estão no abandono total,ficando muita vezes localidades isolada da sede,muita ruas ainda faltando pavimentação principalmente nos bairro da periferias e no centro da cidade

• SEGURANÇA PÚBLICA: a Guarda Municipal ainda espera pela sua completa regulamentação, não há nenhum projeto de capacitação da mesma. O crime se desenvolve cada vez mais. A maioria dos crimes não é investigada como deveria. Não há apoio para policia civil e Militar.

• TRANSPARÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO: a população continua cobrando a presença do prefeito na Prefeitura. Infelizmente, a maioria dos vereadores não apresenta projetos de lei, eles esquecem a função principal de fiscalizar a atuação do prefeito, para que o mesmo tenha limites, e principalmente transparência para com a população icoense. O maior absurdo desta gestão foi a doação de uma área pública para a construção de um mercantil, sendo que os vereadores autorizaram esta doação...

Por tudo isso, volto a afirmar que a situação do município é lamentável. As mazelas persistem. Quando comparado as cidades vizinhas [Jaguaribe e Iguatu] o município de Icó tem se mostrado estático.

O município não está “próspero”, nem muito menos “virtuoso”, como foi dito os seguidores do prefeito. Acho um absurdo quando se defende que o gestor atual paga os salários em dia, já que na verdade o mesmo não repassa o valor devido ao INSS, tornando o município inadimplente, inviabilizando convênios com as instituições superiores e comprometendo a aposentadoria futura dos servidores.

Costuma-se dizer que a dívida milionária de Icó é impossível de ser pago, outro absurdo... Por que o valor recebido pelo gestor, referente à exclusividade bancária de contas dos servidores não foi usado para iniciar o pagamento desta divida e parcelamento do restante? Por que ao invés de doar um terreno público, o mesmo não foi vendido, e o valor utilizado para complementar o parcelamento da dívida? O maior exemplo de que é possível pagar uma dívida, mesmo que alta, foi dado pelo ex-presidente Lula com relação à dívida externa do Brasil.

Infelizmente, na realidade icoense, o dinheiro público é usado para fazer o “jogo político”, as “negociações”. O modelo de gestão pública está ultrapassado, onde prevalecem os interesses individuais de uma minoria, sobre o interesse público. O que vemos é o “pula-pula” de alguns políticos, mostrando a falta de ética, de ideologia política, de respeito para com os eleitores.

A política de Icó está completamente equivocada, o modelo de gestão precisa ser revisto. Não adianta fazer política pensando somente na questão financeira... É necessário mudar, urgentemente, a realidade do nosso município, construir um novo modelo de gestão pública, que respeite não somente o principio constitucional da supremacia do interesse público sobre o privado, mas também que respeite outros princípios constitucionais: legalidade, moralidade, eficiência administrativa, publicidade, etc. Somente desta forma poderemos diminuir as mazelas da cidade de Icó.

* Texto escrito e enviado por Luciano Santana - Bacharelando em Administração e Comerciante

Nenhum comentário:

Postar um comentário