terça-feira, 26 de junho de 2012

PSDB e DEM ainda negociam aliança - Decisão até amanhã

Tucanos insistem na candidatura de Marcos Cals, mas democratas continuam defendendo o nome de Moroni
A cinco dias das convenções do PSDB e do DEM, desenha-se um cenário em que o tucano Marcos Cals vai disputar a Prefeitura de Fortaleza sem aliança com os democratas. Enquanto isso, Robinson de Castro, presidente municipal do DEM, afirma que a legenda terá candidato independentemente de ser concretizada a parceria com os tucanos.


Marcos Cals, pré-candidato tucano, defende que cada partido lance candidatura, contanto que, no segundo turno, a oposição una forças FOTO: TUNO VIEIRA

A expectativa, segundo Robinson, é que até amanhã os partidos decidam se haverá ou não composição. "Estamos conversando diariamente para ver como pode se dar essa aliança. Na minha cabeça, seria assim: o que estiver com melhor chance de vitória seria o candidato e o outro indicaria o vice", afirma.

Já que não abre mão da cabeça de chapa e não tem mais perspectiva de conseguir apoio de legendas menores, o PSDB deverá disputar sozinho o pleito na Capital. "Vamos disputar as eleições. Estamos conversando nos bastidores com partidos pequenos. Mas acho que não vai mais sobrar partido pequeno depois desse arrastão do Governo", diz Marcos Cals.

A coligação do candidato apoiado pelo governador Cid Gomes, Roberto Cláudio (PSB), reuniu doze partidos. Já o PR do ex-governador e ex-tucano Lúcio Alcântara, com quem o PSDB teve conversas, deverá integrar a coligação do petista Elmano de Freitas.

Marcos Cals reitera que sempre defendeu o lançamento de diferentes candidatos, contanto que, no segundo turno, os oposicionistas a Luizianne unam forças. "Tenho estimulado a candidatura do Moroni e a minha. Nossa proposta é que no segundo turno a gente marche junto".

Pesquisa

A direção do PSDB reuniu-se sexta-feira passada e definiu-se pela candidatura de Marcos Cals, decisão baseada numa pesquisa encomendada para uso interno. Os números desse levantamento também desencorajaram o PSDB a insistir numa aliança com Moroni Torgan. Mas "o PSDB vai continuar trabalhando até sábado para fechar uma coligação que seja a mais competitiva possível", diz Pedro Fiúza, presidente municipal do PSDB.

O vice de Marcos pode vir a ser o deputado Fernando Hugo, líder do PSDB na Assembleia Legislativa. O pré-candidato reitera que, caso não haja aliança com o DEM, a "surpresa" do vice deverá ser anunciada somente nesta sexta-feira, véspera da convenção tucana.

Não apenas existe "uma possibilidade muito grande" de Moroni concorrer sem aliança com os tucanos, como o DEM pode disputar com outro nome a sucessão de Luizianne, diz Robinson de Castro. "O partido terá candidato a prefeito. Se é o Moroni, se é o sicrano ou o beltrano, não vou dizer. Pode ser o Moroni, mas, mesmo não sendo ele, o partido terá candidato". Indagado sobre quem seriam as opções a Moroni dentro do DEM, Robinson desconversa. "Temos nomes, mas não vamos especular isso. Vamos considerar que haverá aliança".

O importante, acrescenta o democrata, é que PSDB e DEM "avaliem as pesquisas feitas e as que estão no forno, para resolvermos isso até quarta-feira. "Para mim, o candidato é o que tiver melhor chance", defende.

A convenção do PSDB acontecerá sábado de manhã, na casa de forró "Danadim", na avenida Godofredo Maciel, bairro Maraponga. A do DEM, no Colégio Academos, na rua Costa Barros, Aldeota, a partir das 17 horas. Moroni chega ao local às 19h, segundo Robinson de Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário