terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Profetas das chuvas apontam bom inverno no Ceará

Alguns "profetas da chuva", como são conhecidos os sertanejos especializados em prever a chegada da estação chuvosa através dos sinais da natureza, começaram a divulgar os resultados de suas experiências. Para firmarem suas conclusões ainda faltam algumas observações como as luas na noite de Natal e do Ano Novo. Porém, como estão entre os mais conceituados de Quixadá, adiantam seus diagnósticos.

Para eles, o inverno promete ser similar, e até melhor, em relação ao registrado neste ano. Eles também alertam para chuvas fortes logo no início no Ano Novo. As enxurradas da semana passada na região do Cariri devem se repetir e atingir também a Zona Norte do Ceará.

O agricultor Francisco Leite Filho, o Chico Leite, é um deles. Conforme o profeta, a barra da Lua de 18 de outubro, o movimento das formigas de roça e as revoadas dos tetéus para construírem seus ninhos, em busca de lugares afastados da cama d´água do Açude do Cedro, onde ele cria gado em um dos lotes do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), são sinais suficientes para antever a situação do próximo inverno. Pelos estudos dele, será semelhante ao deste ano.

Via Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário