Servidores e empregados públicos municipais de Fortaleza realizam nesta quarta-feira (18), a partir das 9 horas, na Praça do Ferreira, assembleia geral da campanha salarial 2012. A pauta de reivindicações foi entregue à Prefeitura no último dia 6 de dezembro. Desde então, já ocorreram duas rodadas de negociação, com a presença do secretário de Administração, Vaumik Ribeiro, e das entidades integrantes do Fórum Unificado dos Servidores e Empregados Públicos Municipais, coordenado pelo Sindifort e que é constituído por nove entidades sindicais.
Embora a Prefeitura tenha concordado em atender uma das reivindicações dos trabalhadores, que é a antecipação da data base da categoria de 1º de maio para 1º de janeiro de cada ano, não existe acordo sobre os demais pontos da pauta.
No que se refere à questão salarial, os servidores reivindicam um reajuste de 20%. Esse índice engloba a recomposição do poder aquisitivo do período de maio/2008 a dezembro/2011, mais ganho real. A proposta da Prefeitura é conceder apenas a reposição da inflação do período de maio a dezembro de 2011, ou seja, aproximadamente 3%.
Além do reajuste salarial, a pauta possui mais 22 cláusulas tratando de questões diversas. Uma das mais importantes diz respeito à implantação e ao pagamento dos anuênios e quinquênios atrasados. Conforme levantamento do Sindifort, existem cerca de 25 mil servidores com estes benefícios em atraso. Em alguns casos, o atraso chega a 35 anos. O adicional por insalubridade também não está sendo pago em dia a vários servidores que fazem jus ao mesmo. Os servidores questionam ainda o inchaço da máquina municipal com a terceirização e a falta de concursos públicos.
(Sindifort)
Embora a Prefeitura tenha concordado em atender uma das reivindicações dos trabalhadores, que é a antecipação da data base da categoria de 1º de maio para 1º de janeiro de cada ano, não existe acordo sobre os demais pontos da pauta.
No que se refere à questão salarial, os servidores reivindicam um reajuste de 20%. Esse índice engloba a recomposição do poder aquisitivo do período de maio/2008 a dezembro/2011, mais ganho real. A proposta da Prefeitura é conceder apenas a reposição da inflação do período de maio a dezembro de 2011, ou seja, aproximadamente 3%.
Além do reajuste salarial, a pauta possui mais 22 cláusulas tratando de questões diversas. Uma das mais importantes diz respeito à implantação e ao pagamento dos anuênios e quinquênios atrasados. Conforme levantamento do Sindifort, existem cerca de 25 mil servidores com estes benefícios em atraso. Em alguns casos, o atraso chega a 35 anos. O adicional por insalubridade também não está sendo pago em dia a vários servidores que fazem jus ao mesmo. Os servidores questionam ainda o inchaço da máquina municipal com a terceirização e a falta de concursos públicos.
(Sindifort)
Nenhum comentário:
Postar um comentário