quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

HGF recruta hipertensos para pesquisa sobre distúrbios do sono

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, está recrutando voluntários interessados em participar de uma pesquisa clínica em hipertensos resistentes. Financiada por convênio entre o HGF, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Instituto de Estudos e Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (IEPRO), no valor de R$ 1 milhão, a pesquisa vai relacionar o tratamento de distúrbios do sono e o controle da hipertensão resistente em pacientes que usam três ou mais medicamentos. Ao final do convênio, com prazo de dois anos, os equipamentos utilizados na pesquisa serão doados ao HGF para a implantação do primeiro laboratório público para pesquisa e tratamento das doenças do sono.
O acompanhamento dos pacientes durante a pesquisa será gratuito e feito por profissionais especializados, sob a coordenação das otorrinolaringologistas, Erika Ferreira Gomes e Carolina Veras. De acordo com Erika Ferreira Gomes, “a pesquisa irá detectar quais são os hipertensos que não controlam a doença e tem algum distúrbio no sono, porque uma vez que se possa controlá-lo, consequentemente, haverá o controle da própria hipertensão, assim como de infarto do miocárdio e de Acidente Vascular Cerebral”.
Os interessados em participar da pesquisa clínica devem ligar para (85) 8857.2916 ou (85) 9778.4650. Os inscritos responderão a questionário e farão a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) técnica que permite obter medidas múltiplas e indiretas da pressão arterial durante 24 ou mais horas consecutivas com um mínimo de desconforto, durante as atividades diárias do paciente. Os pacientes selecionados receberão tratamento para os distúrbios do sono e controle da hipertensão.
A hipertensão arterial é classificada como doença traiçoeira. Só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando aumenta de uma hora para outra de forma exagerada. Somente em algumas pessoas aparecem sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas.
(Sesa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário