terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Zezinho Albuquerque será eleito nesta 3ª feira presidente da Assembleia Legislativa

“Em um dos processos sucessórios mais tranquilos dos últimos anos, a Assembleia Legislativa do Ceará elege hoje, à partir das 11 horas, Zezinho Albuquerque (PSB) como seu presidente pelos próximos dois anos. Em chapa única – desenhada em consenso entre os demais deputados estaduais –, o parlamentar encabeça Mesa Diretora eclética, formada por dez deputados de oito partidos. Eleito hoje, ele assumirá o cargo em 1º de fevereiro de 2013.
Articulador próximo de Cid Gomes (PSB), Zezinho foi indicado dia 20 de novembro pelo PSB, legenda com o maior número de deputados na Assembleia – onze. A partir daí, o caminho ficou livre: mesmo sem contabilizar bancadas ou promover conversas de pé de ouvido, garantiu rapidamente o apoio de quase todas as bancadas partidárias.
Seguindo a proporcionalidade exigida pelo Regimento da Assembleia, os demais cargos da Mesa também foram definidos em consenso. O único sinal de disputa ocorreu pela 1ª secretaria da Casa, onde bloco liderado por Tin Gomes (PHS) disputou a posição com o PSB, que indicava Sérgio Aguiar ao cargo. Em calmaria, o cenário instalado este ano difere em muito do que ocorreu em 2010, quando a disputa pela presidência polarizou entre Zezinho e Welington Landim (PSB). O impasse acabou beneficiando o correligionário Roberto Claudio.
Considerado o favorito na época, Zezinho acabou prejudicado após a Polícia Federal promover investigação em seu gabinete, à procura de indícios sobre esquema de fraudes de licitações em prefeituras do Interior, que envolveria assessora do parlamentar. Após o episódio, a PF divulgou nota negando envolvimento do deputado no caso.
Composição
Além de Zezinho Albuquerque, compõem a chapa que será eleita hoje Tin Gomes (PHS), como 1º vice-presidente; Lucílvio Girão (PMDB), 2º vice-presidente; Manoel Duca (PRB), 2ª secretaria; João Jaime (PSDB), 3ª secretaria e Dedé Teixeira (PT), 4ª secretaria.
A 1ª secretaria, segundo cargo mais influente da Assembleia, ficou também para o PSB, com Sérgio Aguiar. Fecham a chapa os vogais Ely Aguiar (PSDC), Ferreira Aragão (PDT) e Sineval Roque (PSB). Apesar de terem buscado posições, as sete mulheres da Casa permanecerão sem representação na Mesa. Segundo elas, isso seria revertido nas comissões da Casa.”
(O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário