quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A propaganda eleitoral sob o olhar de quem mais interessa

No primeiro dia em que os 10 candidatos a prefeito de Fortaleza tiveram oportunidade de se achegar ao eleitorado por meio do Horário Eleitoral Gratuito no rádio e na televisão, O POVO acompanhou três eleitoras indecisas da Capital, que estiveram de olhos e ouvidos atentos ao programa a fim de conhecer melhor os postulantes ao Executivo Municipal e suas propostas de gestão para a cidade.
A advogada Marta Andrea Marinho reconheceu que não sabia quem eram todos os postulantes antes de assistir ao programa. Para ela, a propaganda foi um descortinar do cenário político. “Pude aprimorar minhas visões sobre os conhecidos e analisar quem não conhecia ainda”.
No entanto, Marta detalha que a propaganda eleitoral não é determinante para a decisão final de seu voto. “Sempre tem uma jogada de marketing ali para convencer o eleitor. Assisto mais para conhecer as propostas e ter noção de que rumo o candidato trilharia caso vencesse as eleições”. Ela considera o programa o meio mais cômodo de conhecer o futuro gestor da Capital. “Gosto também dos horários em que é exibido o programa. A hora do almoço, por exemplo, me é sempre confortável para assistir televisão”.
Expectativa
A estudante de Direito Renata Baltar diz que estava ansiosa pelo início da propaganda eleitoral. Indecisa entre dois candidatos, ela acredita que por meio do programa poderá avaliar o passado do pretenso gestor e saber quão viáveis são as suas propostas para a cidade. “Escolho meu candidato avaliando a conduta e o passado dele além das propostas que ele tem pra governar”. Ela avalia negativamente o fato de alguns candidatos terem menos tempo do que outros na propaganda. “Não dá pra se basear só na propaganda. Por meio dela conhecemos melhor uns e quase nada de outros. Temos que buscar informações por outros meios dos candidatos que aparecem pouco”.
O tempo de aparição de cada candidato é estipulado pela Justiça Eleitoral com base na representação na Câmara dos Deputados dos partidos que formam as coligações. Partidos que pouco se coligaram ou que se lançaram no pleito em chapa pura têm menor tempo de exposição.
A empresária e publicitária Pammela Andrade disse não estar a par da situação eleitoral antes de ver a propaganda. “Assistir o programa me ajudou a construir minhas visões sobre eles e aprimorar minhas opiniões”. Ela defende a importância de acompanhar o Horário Eleitoral para viabilizar um voto consciente. “A propaganda permite que conheçamos o candidato para além das suas propostas”. Ela pretende acompanhar a propaganda sempre que possível até definir seu voto.
(O POVO)

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