sexta-feira, 17 de agosto de 2012

TAC impede excesso de propaganda eleitoral

Campanha contra poluição sonora ocasionada pelas eleições se intensifica no Interior no Ceará
Iguatu. Nesse período de campanha eleitoral, os índices de poluição sonora aumentam em demasia nas cidades. Dezenas de veículos circulam pelas ruas com propaganda sonora dos candidatos a prefeito e a vereador. A novidade neste ano mostra que ações de combate ao barulho intenso começam a se espalhar no Interior. Começou por Crateús, chegou a Quixadá e agora em Iguatu a Justiça Eleitoral proibiu a circulação de carros e motos de publicidade no centro da cidade.

Os carros de som dos candidatos estão proibidos de circular na área central de Iguatu FOTO: HONÓRIO BARBOSA


A reclamação partiu dos comerciantes, que não mais suportavam o excesso de veículos circulando no centro com as propagandas dos candidatos. Eram dezenas de carros, praticamente um atrás do outro. "A situação chegou a um ponto crítico", observou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Iguatu (CDL), Ariosto Holanda.

Controle
Anteriormente, o promotor eleitoral da 13ª Zona Eleitoral (Iguatu e Quixelô), Francisco das Chagas da Silva, havia reunido as coligações partidárias que disputam o pleito municipal e determinado o cadastro dos veículos de propaganda volante e estabelecido o limite de volume de som de 70 decibéis. "Firmamos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o controle do volume de som", disse. "Quem desrespeitar o acordo pode ser processado e ter o veículo apreendido". Apesar do volume de som controlado, o excesso de veículos em circulação no centro comercial trouxe transtornos para os comerciantes.

Outro agravante foi a realização de carreatas e queima de fogos durante o horário comercial, aos sábados, dia de feira livre, e de maior movimentação de consumidores. "A gente não conseguia trabalhar, atender os fregueses era uma barulheira insuportável", disse a vendedora, Ana Lúcia Moreira.

A Justiça Eleitoral promoveu uma reunião para debater a questão da poluição sonora e a mobilização para o encontro foi da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu. O encontro contou com a participação do juiz eleitoral de Iguatu, Josué de Souza Lima Júnior, do promotor eleitoral, Francisco das Chagas da Silva, de candidatos a cargo majoritário e representantes de coligações partidárias.

Ficou definido que no centro comercial não haverá mais a circulação de veículos de propaganda sonora numa área estabelecida pela Justiça Eleitoral. "Concordamos com a decisão que vai trazer benefícios para todos e em particular para o setor lojista", observou Ariosto Vale. "A intensa movimentação estava prejudicando o setor comercial e causando impacto negativo na vida da população".

O líder lojista disse que a solicitação não é um anseio apenas da CDL, mas também das demais entidades do comércio, e dos próprios empresários. "Precisamos dar o exemplo sobre aquilo que de melhor queremos para a nossa cidade, a publicidade eleitoral volante no centro comercial não acrescenta nada a campanha dos candidatos, muito pelo contrário, gera uma situação de constrangimento e antipatia, porque chega a irritar as pessoas", disse.

Os representantes das coligações que disputam o pleito concordaram com a decisão anunciada pelo juiz em proibir a circulação dos carros de som pelo centro comercial e se comprometeram em cooperar para uma campanha eleitoral equilibrada, com foco em propostas concretas para o desenvolvimento daquele Município. Ao final da reunião, todas as coligações concordaram em suspender as carreatas e a queima de fogos. Tradicionalmente, o pleito eleitoral em Iguatu é disputado sob forte tensão. Havia o temor de encontro de eleitores nesses eventos, atos de provocação que poderiam gerar violência.

Mais informações:
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu
Telefone: (88) 3581. 1818
Fórum Eleitoral de Iguatu
Telefone: (88) 3581. 2104

HONÓRIO BARBOSAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário