quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Balanço da operação Trairi Limpo III

O Ministério Público do Estado do Ceará finalizou na tarde desta terça-feira (20) a operação Trairi Limpo III, que teve o objetivo de apurar crimes de quadrilha ou bando, corrupção eleitoral e transporte irregular de eleitores no município de Trairi. Os 12 mandados de prisão temporária, expedidos pelo juiz Eleitoral Fernando Teles de Paula Lima, foram efetivados com sucesso. Também foram apreendidos cheques, agendas e recibos dos acusados.
Os acusados foram levados ao Presídio de Trairi. São eles: Regina Nara Batista Porto, candidata eleita ao cargo de prefeita municipal de Trairi/CE pelo PSDB; José Ademar Barroso, candidato eleito para o cargo de vice-prefeito municipal de Trairi/CE pelo PSL; Henrique Mauro de Azevedo Porto (pai da prefeita eleita); Regina Alves de Castro; Henrique Mauro de Azevedo Porto Filho, vereador de Trairi e candidato eleito para o mesmo cargo pelo PSD; Pedro Moreira Neto; Carlos Gustavo Monteiro Moreira, eleito para o cargo de vereador de Trairi/CE pelo DEM; José Soares de Sousa, candidato ao cargo de vereador pelo PSDB; o motorista Adaílton do Canaã; Erasmo Izaías da Costa; “Toinha”; e “Nazareno”. Os acusados devem ficar presos por cinco dias, podendo ser prorrogado por mais cinco. A partir de amanhã os acusados começam a ser ouvidos.
Na tarde desta terça-feira, foram realizadas oitivas com alguns eleitores corrompidos pela quadrilha. Três eleitores confirmaram ter recebido de Regina Nara e José Ademar a promessa de benefícios em troca de votos. Vale destacar que essa é a segunda ação realizada no Trairi por crime eleitoral, atingindo tanto os gestores públicos da situação quanto da oposição.
O MP acredita que a operação Trairi Limpo III tem um caráter pedagógico, visto que é rara a prisão por compra de votos e outras irregularidades eleitorais de gestores públicos que nem sequer tomaram posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário