quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Estado decreta estado em emergência em 174 cidades

“O governo do Estado decretou situação de emergência oficialmente em 174 municípios afetados pela estiagem. Segundo o texto, publicado no Diário Oficial da última terça-feira, 20, a irregularidade das chuvas no território e as elevadas temperaturas acabaram “causando sérios problemas no abastecimento para consumo humano e animal”, “contribuindo para intensificar as desigualdades econômicas”.
As cidades incluídas na lista foram escolhidas a partir de resolução da União. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, lugares que tiveram perdas de safra de pelo menos 8,3% da receita líquida corrente preenchem o critério. O levantamento, informando quais municípios tiveram essas perdas, foi feito pela Defesa Civil do Estado. Martins afirma que o decreto garante a manutenção de benefícios sem os quais o contexto no Interior se agravaria. A Operação Carro-Pipa, o crédito emergencial do Banco do Nordeste ou a Bolsa Estiagem, por exemplo, dependeriam dessa iniciativa do governo. Enquanto o panorama climático não mudar, a previsão é que o Estado continue editando decretos desse gênero.
Em abril, quatro prefeituras decretaram situação de emergência devido à seca. Choró, Madalena, Quixeramobim e Tauá comporiam 56 municípios em calamidade pública devido à seca já em meados de maio. Pouco depois, no fim do mesmo mês, o governador, em decreto do dia 29 de maio, ampliou para 168 o número de cidades que padeciam diante do ambiente árido. O decreto foi prorrogado em fins de agosto. Atualmente, o equivalente a 94,56% do Estado enfrenta estes desgastes climáticos.”
(O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário