sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Para pensar o desenvolvimento econômico e crescimento sustentável de Icó (CE)

 
 
Empresário icoense e acadêmico de Administração, Luciano Santana, e a jornalista Renata Capucci, da Rede Globo, durante evento promovido pela Federação das CDL's do Ceará, em Fortaleza (CE)
Logo no início do próximo governo municipal de Icó, o prefeito eleito Jaime Júnior (DEM) enviará para a Câmara Municipal, a reforma administrativa do Palácio da Alforria. O intuito é enxugar a máquina administrativa, extinguindo órgãos desnecessários, fundindo outros e criando algumas secretarias de conformidade com o governo estadual.
Todo mundo sabe que o setor de desenvolvimento econômico é vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, órgão criado na administração do ex-prefeito e atual deputado estadual Neto Nunes (PMDB).
Por sua vez, a área de desenvolvimento econômico nunca teve o prestígio por parte dos gestores que já passaram por esta função. Em Icó, neste cargo, cultura é sempre prioridade número 1, turismo vem em segundo plano e desenvolvimento econômico sequer tem políticas públicas voltadas para este setor, que é de fundamental importância para as cidades que desejam crescer e se desenvolver.
Por este motivo e por sugestão que parte de alguns segmentos empresariais de Icó, a frente o empresário e acadêmico de Administração, Luciano Santana (foto), é importante que esta reforma administrativa contemple a criação da Secretaria de Indústria e Comércio, que terá como objetivo promover o desenvolvimento econômico sustentável e a inovação tecnológica no município, com políticas públicas voltadas à geração de empregos e ao aumento da competitividade do setor produtivo.
Com foco na formação de investimentos, a Secretaria buscaria atuar em parceria com o setor privado na criação de condições favoráveis ao aprimoramento da competitividade e na solução de gargalos para favorecer a economia, gerando emprego, riqueza e conhecimento.
A Secretaria de Indústria e Comércio será responsável pela criação de novos instrumentos de fomento necessários à efetiva promoção do desenvolvimento econômico sustentável de Icó. Para isso, também articulará suas ações com outras secretarias, empresas e instituições dos governos federal, estadual e municipal, chamando as melhores "cabeças" para pensar o desenvolvimento desta terra, como Faculdade Vale do Salgado (FVS), bancos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e o futuro Banco do Nordeste), Escola Profissionalizante Deputado José Walfrido Monteiro, Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, empresários locais, regionais e nacionais, além de técnicos do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará, que tem a frente o grande empresário Ivan Bezerra, irmão do ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra, ele que hoje preside o Banco BIC.
O órgão também será responsável pelo Polo Industrial de Icó, proposta e compromisso que já foi tema de discurso do prefeito eleito Jaime Júnior. Algumas conversas em torno de políticas voltadas para o setor de indústria e comércio de Icó já estão sendo feitas em Fortaleza, via Conselho de Desenvolvimento Econômico e Adece - Agência de Desenvolvimento do Ceará, que tem como presidente, o ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Roberto Smith.
# Em tempo: Acadêmicos do curso de Administração, da Faculdade Vale do Salgado (FVS), estão organizando a entrega de uma comenda a um empresário de destaque de Icó. Contatos com o senador José Pimentel (PT), que foi o relator da Lei das Micro e Pequenas Empresas no Congresso Nacional, e com o ex-governador e ex-senador Tasso Ribeiro Jereissati (PSDB), empresário de sucesso, já estão sendo realizados. Maiores informações em breve. Vale mencionar aqui que o empresário Décio Júnior vem ministrar "Um Caso de Sucesso", na sede da faculdade icoense, ele que quer muito contribuir com a industrialização de Icó. Parabéns pela iniciativa!

Blog do Voltaire Xavier 

Nenhum comentário:

Postar um comentário