sexta-feira, 30 de novembro de 2012

IPECE – “Brasil Carinhoso” ampliado reduzirá em 98% extrema pobreza no Ceará

A ampliação das transferências de renda da “Ação Brasil Carinhoso” divulgada pela presidente Dilma Rousseff, que passa a incluir famílias com crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, vai praticamente ocasionar a erradicação da extrema pobreza no Ceará. De acordo com estimativas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), 1.476.282 cearenses passarão a receber o benefício do governo federal que garante renda familiar per capita superior a linha de extrema pobreza de R$ 70,00.
Tomando por base os dados do Censo Demográfico de 2010[1], isto corresponde a uma redução de mais de 98% da extrema pobreza no Estado, conforme Nota Técnica divulgada na tarde desta sexta-feira pelo IPECE, por meio do “Enfoque Econômico N. 55″, que pode ser acessado no endereço www.ipece.ce.gov.br.
O presidente do Instituto de Pesquisas e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), Flávio Ataliba, no entanto, considera que os resultados das estimativas apresentadas devem ser avaliadas com bastante cautela, na medida em que, devem se levar em conta alguns pontos importantes:
1) Caso essas estimativas venham a ser confirmadas, ainda não estaremos diante de uma situação de conforto devido ao fato de que os problemas que afetam as pessoas em extrema pobreza não se referem apenas ao aspecto unidimensional da renda, mas tem a seu caráter multidimensional (educação, saúde, acesso a serviços de saneamento, água e lixo adequado), o que exige ações complementares.
2) Outro ponto importante refere-se ao aspecto da vulnerabilidade dessas pessoas no sentindo de voltarem a serem extremamente pobres caso o programa acabe, ou parem de receber o benefício por algum outro motivo.
3) Devemos lembrar que as transferências representam apenas um dos eixos do Plano Brasil Sem Miséria composto de mais dois: inclusão produtiva e acesso a serviços. Isso leva a novas reflexões como, por exemplo, o monitoramento e a avaliação do impacto das ações do Governo Federal no estado do Ceará dos demais eixos, como também na responsabilidade do Estado como integrante da política com ações especificas para essa população.
DETALHE – De acordo com o Censo Demográfico de 2010, o número de pessoas em extrema pobreza no Ceará era 1.502.924, que correspondia a 17,78% da população total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário