sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Welington mostra em plenário fotos da dura realidade da seca no interior do Ceará



No primeiro expediente da sessão plenária da última quarta-feira (28), o deputado Welington Landim (PSB) destacou os danos causados pela seca no Ceará. Ele mostrou fotos da triste realidade que assola o interior do Estado: “ A situação é muito grave e faço um apelo para que seja minimizada”, frisou.
Segundo o deputado Welington Landim, líder do PSB, se em 2013 as chuvas forem menores a situação de seca nos municípios vai piorar. “Se não chover até janeiro, açudes que nunca secam vão ficar com apenas 10% de água”, disse. O deputado salientou que poços profundos e cacimbas também estão secos. “As famílias estão morrendo de fome e sede”, apontou.
Welington disse, ainda, que “o Ceará vive a pior seca dos últimos tempos. O maior exemplo é o nível dos nossos açudes. Para que todos tenham uma ideia, vejam a situação ano a ano dos açudes cearenses: Em 2005 nossas bacias hidrográfica terminaram o período chuvoso – por volta do mês de junho – com 71 por cento de água armazenada; Em 2006 o número foi semelhante: 70 por cento; Em 2007 a quantidade de água armazenada em nossos açudes caiu para 62 por cento; Em 2008 subiu para 85 por cento; Em 2009 aumentou ainda mais. Para 96 por cento; Em 2010 caiu para 79 por cento; E em 2011 caiu para 85 por cento.
A maior preocupação, segundo Welignton Landim, é que no final da quadra chuvosa deste ano de 2012 o armazenamento dos nossos açudes era de apenas 69 por cento. Ele revelou, também, que neste mês de novembro, os açudes monitorados pela Cogerh e pelo DNOCS acumulam apenas 52 por cento de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário