Se você tem costume de ficar muito tempo sentado, aí em frente ao computador, vá pensando em mudar. Cada hora que alguém passa sentado – depois dos 25 anos - reduz sua expectativa de vida em 21 minutos, dez minutos a mais que fumar um cigarro.
Pesquisa divulgada conclui que passar muito tempo sentado eleva os riscos de diabetes e doenças cardiovasculares, além de encurtar a vida significativamente.
A pesquisa feita por Jacob Veerman, da Universidade de Queensland, na Austrália, fez uso de estatísticas para fazer previsões -, usou dados de 12 mil australianos coletados por um levantamento nacional sobre diabetes, obesidade e estilo de vida.
Os entrevistados responderam perguntas sobre seu estado de saúde, doenças que já tiveram, frequência em que se exercitavam, tabagismo e hábitos alimentares. No meio do questionário, a pergunta-chave: quantas horas de televisão você assiste por dia?
O objetivo não era medir o tempo em frente à tela especificamente, e sim chegar a um número aproximado da quantidade de horas que a pessoa passava sentada. Com esses dados em mãos, os pesquisadores tentaram isolar o fator de risco trazido pela longa permanência sentado de outros hábitos pouco saudáveis como fumar e não se exercitar.
A conclusão foi que um adulto que passa seis horas diárias sentado em frente à TV deve viver quase cinco anos a menos que uma pessoa que não assiste televisão. A previsão se aplica mesmo àqueles que fazem exercícios regularmente.
Por Nonato Albuquerque às 6:25 de 07/11/2012 -
Nenhum comentário:
Postar um comentário