domingo, 26 de fevereiro de 2012

Horário de verão terminou à 0h deste domingo

Após quatro meses e 10 dias, o horário oficial do País retorna à normalidade

Fique atento: o horário de verão terminou à 0h deste domingo (26). Assim, a partir do próprio domingo, serviços nacionais como os da programação da TV e horários de eventos oficiais no Centro-Sul do País voltam ao horário normal. Os Estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além da Bahia, terão que atrasar o relógio em uma hora.
O horário de verão começou no dia 16 de outubro de 2011, tendo duração total de quatro meses e 10 dias. Ao contrário do que acontece normalmente, o ajuste não foi desfeito no terceiro domingo de fevereiro por este ter caído no período do Carnaval.
Apesar de não parecer, além da economia de energia, a norma possui o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica.
Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que o atendimento no período de maior consumo - entre 18h e 21h - ocorra com maior eficiência.
Economia de energia
Nos últimos 10 anos, a medida possibilitou uma redução média de cerca de 5% ao ano na demanda por energia no horário entre 18h e 21h, tecnicamente conhecido como horário de ponta. Isto significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, cerca de dois mil megawatts a cada ano; ou duas vezes a carga no horário de ponta da cidade de Belo Horizonte; ou ainda 75% da demanda da cidade de Curitiba.
É lei
O Decreto nº 6.558 de 2008 é o que orienta o funcionamento do ajuste. Ele determina que a alteração nos ponteiros dos relógios deve ser feita a partir da 0h do terceiro domingo de outubro, prolongando-se até a 0h do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. A medida também estabelece que, quando a data de término coincidir com o domingo de Carnaval, o encerramento do período se estende ao fim de semana posterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário