sábado, 25 de fevereiro de 2012

Horário de verão brasileiro termina neste sábado

Termina à meia-noite deste sábado (25) o horário de verão, que começou no dia 16 de outubro do ano passado. Os moradores da Bahia e das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste precisarão atrasar os relógios em uma hora. O horário de verão trouxe duas novidades desta vez: incluiu a Bahia e foi um pouco mais longo, pois acaba somente neste fim de semana, depois do carnaval. Normalmente, deveria terminar no terceiro domingo de fevereiro, mas o governo decidiu que, quando houver feriados, ele será prolongado por mais uma semana, como ocorreu este ano.

A expectativa do governo era que o horário de verão permitisse uma redução média de 5% da demanda no horário de ponta, entre 18h e 21h. Essa tem sido a média de economia dos últimos dez anos, cerca de 2.000 megawatts (MW) a cada ano; ou duas vezes a carga no horário de ponta de Belo Horizonte.

No horário de verão do ano passado, a economia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste foi de cerca de 2.050 MW , o suficiente para abastecer uma cidade com quatro milhões de habitantes no horário de ponta. No Sul, a redução chegou a 600 MW, energia que poderia atender um município com um milhão de pessoas.

A expectativa dos técnicos é que, durante os meses do horário de verão, a redução total da energia chegue a 0,5%, ou a 230 MW médios, no Sudeste e Centro-Oeste, e 48 MW médios no Sul do país.

(O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário