quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Operário é largado inconsciente no IJF após queda de andaime


Sêmia Marques relata a Plácido drama do operário

O bombeiro hidráulico Jair Barros de Oliveira, 23, se encontra em uma maca, em um dos corredores do Instituto Doutor José Frota (IJF), desde a segunda-feira (20) de Carnaval, depois que caiu de um andaime da construção de uma loja em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A denúncia foi feita por um familiar do operário e por acompanhantes de outros pacientes, na manhã desta quarta-feira (22), durante a visita de rotina do vereador Plácido Filho (PDT) às unidades públicas de saúde de Fortaleza. De acordo com os acompanhantes, desde que chegou ao IJF o operário ainda não recebeu atendimento médico, como ainda não teve assistência de nenhum responsável pela construção.

“A única coisa que disseram é que ele não pode beber água, mesmo porque ele está inconsciente desde que chegou aqui. A mãe dele entrou em desespero, pois tem que cuidar também da esposa dele, que está no nono mês de gestação, em uma gravidez de risco. A esposa não sabe da situação do marido, diante do seu delicado estado de saúde”, contou a dona de casa Maria Sêmia Marques, 42, moradora do bairro Quintino Cunha, que presta solidariedade à família do operário, apesar de também cuidar de uma cunhada, em um leito ao lado, vítima de atropelamento em Paracuru, no último domingo (19).

Segundo o vereador Plácido Filho, a situação do operário não é um caso isolado no maior hospital de emergência do Estado. “O problema do IJF não está nos médicos, nem nos enfermeiros e nem nos 510 terceirizados do hospital. O problema começa no desaparelhamento do atendimento secundário, nos frotinhas e gonzaguinhas, como ainda no abandono do atendimento primário, onde faltam remédios e até ataduras nos postos de saúde para curativos simples. Depois o problema se estende pela falta de gerenciamento na saúde como um todo, além de uma desvalorização e desmotivação dos servidores. Os próprios terceirizados, coitados, todo mês é uma novela para receber seus merecidos salários. É uma pena nos depararmos com a situação desse operário, no dia do lançamento da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema a saúde pública”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário