segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cinco pessoas são detidas no Ceará por criação ilegal de animais

Cinco pessoas foram detidas neste fim de semana por criação ilegal de aves nas cidades de Juazeiro do Norte, Icó e Tauá, interior do Ceará. Em Juazeiro do Norte, um homem de 33 anos foi apreendido com seis araras criadas ilegalmente em domicílio. De acordo com policiais ambientais que participaram da operação, havia duas araras vermelhas, duas araras-canindé e duas ararinhas, que correm o risco de extinção.
Segundo a Polícia Ambiental, as araras eram criadas em gaiolas onde não havia espaço para voos ou reprodução. O homem deve pagar multa de R$ 5 mil por cada ave e vai responder na Justiça por crime ambiental.
Em Icó, dois homens, um de 41 anos e outro de 42 anos, foram presos por comercializar pássaros em uma feira popular da cidade. Eles foram detidos, e as aves encaminhadas ao Ibama.
 
Em Tauá, região dos Inhamuns do Ceará, a Polícia Rodoviária Federal prendeu dois homens na BR-226 transportando aves ilegalmente. Eles viajavam com 16 canários. Os homens foram detidos e encaminhados à Delegacia Regional de Tauá.
O comandante da Polícia Ambiental na região do Cariri, Adriano Maciel, diz que criadores de pássaros silvestres podem conseguir com o Ibama a autorização para criar os animais. O criador deve pagar uma taxa ao órgão, que varia de acordo com a espécie e a quantidade de animais. Adriano Maciel diz também que criadores ilegais podem entregar animais silvestres ao Ibama, sem punições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário