sábado, 4 de fevereiro de 2012

Congresso marca jubileu de ouro da Diocese de Iguatu



O evento integra a programação religiosa dos 50 anos de instalação da Diocese, referência na região
Iguatu. Centenas de católicos participaram, ontem, pela manhã, no ginásio do Sesc, nesta cidade, da abertura do Congresso Eucarístico Diocesano. O evento integra a programação do jubileu de ouro de instalação da Diocese de Iguatu.

O arcebispo de Aparecida (SP), cardeal, e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis, fez a palestra inicial sobre o tema central do congresso Eucaristia, família e missão.

Dom Raymundo Damasceno é arcebispo de um dos maiores centros de romarias do País, Aparecida, no Interior de São Paulo, onde há devoção à padroeira do Brasil. O religioso defendeu o fortalecimento das romarias e da religiosidade popular em louvor aos santos que são celebrados em diversas cidades no Brasil. No Ceará, destacou os centros de peregrinação a São Francisco, em Canindé, e a Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

"As romarias são exemplos da expressão popular, da fé do povo brasileiro, que devemos incentivar e promover", frisou. "São santuários de encontro com Deus, de momentos de conversão, de crescimento na fé".

Sobre o apego dos devotos de veneração e até adoração das imagens dos santos, dom Raymundo Damasceno, explicou que deve haver evangelização, quando necessário, esclarecimentos aos fiéis, mas frisou que "a religiosidade popular deve ser fortalecida e aproveitada, pois os santos são exemplos de vida, que nos levam ao Evangelho e também a Deus".

Para o presidente da CNBB, a Igreja Católica enfrenta importantes desafios nos dias atuais. "Estamos vivenciando uma mudança de época, que é mais profunda, do que uma época de mudança, em que não há certeza, há dificuldades de se responder a várias questões", explicou. "Vacilamos diante da dúvida e indagamos: quem tem razão, o filho, o pai, a Igreja, o professor?".

Ele chamou a atenção para a importância da união da família, como a célula mãe da sociedade e do chamado vocacional feito por Deus para diferentes ministérios, quer seja o matrimônio e as vocações sacerdotal e religiosa. Ele conclamou os católicos a um mundo de mais compreensão e tolerância.

Mudança
Esse cenário de mudanças e de incertezas, na avaliação de dom Raymundo Damasceno, leva a sociedade a duas atitudes: relativismo, em que não há nada estável, verdadeiro, tudo é transitório, e ao fundamentalismo, tendência conservadora que defende que nada pode mudar. "Isso resulta em um desdobramento que leva ao laicismo e ao amoralismo, a um pragmatismo de resultado, em que o doente, o inválido e o idoso, por exemplo, não servem para nada, são eliminados pelo mercado".

O arcebispo de Aparecida fez referências à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu à união homoafetiva e fez críticas a esse posicionamento. "Na visão católica, cristã e da lei natural isso é inaceitável". Dom Raymundo Damasceno lembrou que o matrimônio não é loteria, um jogo de sorte. "No casamento um mais um é igual a um", disse. "Precisamos fortalecer a família e a vida em comunidade".

Programação
O Congresso Eucarístico Diocesano de Iguatu prossegue até amanhã. Ontem à noite, houve bênção das velas e celebração de missa solene presidida pelo cardeal dom Raymundo Damasceno, na igreja Catedral de São José. Ontem, à tarde, foram realizados três seminários no Complexo de Proteção Social à Criança e ao Adolescente, com as seguintes temáticas: "A Igreja vive da Eucaristia", por padre Anastácio Ferreira; "A dimensão litúrgico-celebrativa da eucaristia"; e "Eucaristia e compromisso social", por padre Gontijo. Hoje, pela manhã, haverá no Sesc, conferência com dom Mário Parente Teófilo Neto, sobre o tema "A Família no projeto de Deus". No período da tarde, outra rodada de seminários, sobre as seguintes temáticas: "Espiritualidade Matrimonial e Eucaristia", por padre Eronildo Oliveira; "Casais em segunda união e Eucaristia", por Frei Paulo Amâncio; "Pastoral Familiar e Eucaristia", por Manoel Messias.

Amanhã, a Conferência tratará da temática, "Pão eucarístico, vida dos discípulos missionários", por frei Rogério Lima. Às 17h30min, haverá celebração solene, campal, ao lado da Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana, onde foi instalada a Diocese de Iguatu há 50 anos. O encerramento do evento será com o show com a animação do grupo Cantores de Deus. O encerramento do evento será com o show católico com a animação do grupo Cantores de Deus.

Mais informações:
Cúria Diocesana de Iguatu da Igreja Católica

Rua Evaldo Gouveia, S/N

Centro - Fone: (88) 3581. 0731

HONÓRIO BARBOSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário