domingo, 22 de abril de 2012

Lágrimas de crocodilo

Da coluna Concidadania, no O POVO deste domingo (22), pelo jornalista Valdemar Menezes:

A CPI Cachoeira/Demóstenes deverá ser instalada nos meados da próxima semana. Depois que não deu certo a campanha acusando o PT de não querer a investigação (os petistas assinaram em bloco o requerimento) e de esta ser apenas uma “cortina de fumaça” para tirar de foco o julgamento do “mensalão”, adversários do governo chegam quase às lágrimas, de peninha do governo Dilma. Advertem o Planalto de que a governabilidade poderá ser comprometida pelos embates no Congresso, se a CPI ganhar fôlego. Comovente, não?

Curiosamente, os “bombeiros” são os mesmos segmentos que nunca deram trégua ao governo e sempre tiveram a palavra CPI na boca. Agora, alegam não quererem “causar risco” à governabilidade, ainda que se tenha a possibilidade de desbaratar a rede corruptora (não apenas os corruptos, mas também os corruptores) que traz o País atado, por sua ação deletéria subterrânea. Não é estranho? Mesmo no PT há gente mais preocupada com os próprios cargos do que com o são combate.

O governador Jacques Wagner, da Bahia, teria dito: “Se tivessem me consultado eu diria que não é uma boa estratégia. Governo precisa de calmaria” – segundo o jornalista Merval Pereira. Esta CPI será um divisor de águas também entre os petistas (os oportunistas do partido se revelarão).

A opinião pública, no entanto, deverá estar atenta, pois assim como se tem procurado tirar o foco do esquema corruptor flagrado, para jogá-lo em outras costas, outras atitudes manipuladoras poderão ser deflagradas por quem for ou estiver na iminência de ser capturado pelas investigações. Por isso, deve-se aplaudir a iniciativa de se criar uma instância formada por órgãos representativos da sociedade civil para acompanhar os trabalhos da CPI e denunciar quando o foco for desvirtuado por manobras despistatórias. CNBB, OAB, MST, ABI, Centrais sindicais, Federação Nacional dos Jornalistas e Associação Federação Nacional dos Jornais devem ter assento nessa instância. A hora da Operação Mãos Limpas é esta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário