segunda-feira, 23 de abril de 2012

Açudes Tatajuba, em Icó, e Ubaldinho, no Cedro, voltam a sangrar

FONTE: ICÓ É NOTÍCIA

O retorno das chuvas em Icó nesta semana trouxeram a sangria do reservatório Tatajuba [foto], na localidade que dá nome ao Açude.

Esta é a segunda vez que o reservatório icoense ultrapassa os 100% em 2012, sendo a mais recente nesta sexta-feira [20].

A lâmina de 12 cm garante um belo espetáculo para os que passam no local. A primeira vez que chegou an cota máxima foi no dia 28 de março. Desde então, o Tatajuba permaneceu com a sangria até o início de abril, alternando entre mais ou menos da capacidade total, que é de 2,72 hm².

Outro que voltou a espalhar a água pelo sangradouro foi o Ubaldinho, em Cedro [foto ao lado], com sangria de 3cm. Trata-se também, da segunda vez que o açude chegou ao máximo de acumulação, sendo que a primeira vez em 2012 aconteceu entre 27 de março e 10 de abril.

LIMA CAMPOS, ORÓS E CASTANHÃO - Mesmo com a diminuição das precipitações, o reservatório que recebe o nome do distrito icoense está atualmente com 80,88% de água acumulada.

O maior espelho d'água da região, o Orós, registra 95,11%, faltando 45cm para chegar à cota máxima. Já o maior do Ceará, o Castanhão, está com 71,54% de água acumulada. Contudo, o nível máximo atingido no ano chegou a 72,06%, em 25 de março e 1º e 7 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário