segunda-feira, 23 de abril de 2012

Governo entrega seis veículos para saúde de Icó e região

Nesta segunda-feira [23], às 20h, na abertura da II Marcha Municipalista do Ceará, o governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, farão a entrega de 159 veículos a prefeitos de 143 cidades.

A Marcha Municipalista é realizada pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará [Aprece], no Centro de Negócios do Sebrae, em Fortaleza.

A ação do Governo objetiva ampliar e melhorar o Programa Saúde da Família dos municípios cearenses. Os novos carros serão destinados exclusivamente para o Programa Saúde da Família [PSF], para facilitar o transporte de equipes de saúde da família da sede para os distritos.

ICÓ E REGIÃO CONTEMPLADOS - Os municípios de Icó, Orós, Pereiro, Jaguaribe, Cedro e Umari fazem parte da lista de 127 localidades da região que terão um veículo destinado à Saúde. Ainda outras 16 receberão dois veículos, mas sem nenhum município da região.

Os 143 municípios contemplados com os novos veículos, em dezembro de 2010 se encontravam com adesão e alimentando o sistema de classificação de qualidade da Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família [AMQ].

Os outros 16 receberão dois veículos por manterem 10 ou mais equipes de saúde da família realizando avaliação da qualidade da atenção básica. Os demais municípios receberão um veículo. A aquisição dos veículos foi feita com recursos do Governo do Estado. O investimento foi de R$ 5.200.999,71 e constitui-se ação estratégica para a Operação Swap II.

Além do apoio com veículos, 150 municípios receberam recursos para a construção de Unidades Básicas de Saúde da Família. Das 150 unidades, 130 já foram concluídas e entregues à população. O restante está em fase de conclusão.

QUALIDADE - Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família é a metodologia de gestão interna ou autogestão dos processos de melhoria contínua da qualidade desenvolvida especificamente para a Estratégia de Saúde da Família.

É uma metodologia de gestão interna que possibilita a identificação dos estágios de implantação, desenvolvimento e qualidade da estratégia em seus diferentes pontos, desde a gestão até as práticas de saúde das equipes junto à população.

Os eixos centrais da proposta são o estabelecimento dos parâmetros de qualidade para a estratégia, a avaliação como instrumento de gestão e tomada de decisão e o compromisso com a qualidade na atenção à saúde. É um processo autoavaliativo, de livre adesão pelos gestores municipais e pelas equipes.

A Operação SWAP II é operação de crédito inovadora desenvolvida junto ao Banco Mundial. Sua característica principal é o apoio ao fortalecimento da gestão do Governo direcionada ao objetivo da promoção da inclusão social no Estado.

Os recursos financeiros são aportados diretamente ao Tesouro estadual e viabiliza a continuidade de programas do Governo do Estado. Cada desembolso é condicionado a indicadores de desempenho, que incluem 14 indicadores de desembolso, atribuídos a cinco setores [Gestão do Setor Público, Educação, Saúde, Gestão dos recursos hídricos, abastecimento de água e saneamento, e Meio Empresarial e Inovação], além de 10 Programas de Gastos Elegíveis, escolhidos do Plano Plurianual. Prevê, a partir de março de 2009, desembolsos programados, totalizando US$ 240 milhões, até junho de 2012.


* Com informações da Secretaria da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário