segunda-feira, 23 de abril de 2012

Prefeitura de Iguatu e Correios lançam selo comemorativo aos 100 anos do maestro Eleazar de Carvalho‏


Com a presença do secretário estadual da Cultura, Francisco Pinheiro, a Prefeitura de Iguatu e os Correios lançaram na noite da última sexta-feira (20) o carimbo e o selo comemorativo aos 100 anos de nascimento do maestro Eleazar de Carvalho. O evento ocorreu no auditório da CDL de Iguatu, em sessão solene da Câmara Municipal.

Eleazar de Carvalho nasceu em Iguatu, Ceará, em 28 de junho de 1912. Recebeu seus primeiros ensinamentos musicais na marinha, onde fez parte da Banda dos Fuzileiros Navais. Logo ingressou na Escola Nacional de Música formando-se com distinção em todas as matérias, inclusive canto e composição e foi nessa época que compôs duas óperas: “O Descobrimento do Brasil” e “Tiradentes”.

Foi professor de regência da Juilliard School e Yale University. Detentor do título de diretor e regente Emeritus da Sinfônica de Saint Louis, professor Emeritus da Universidade de Yale e ganhador da medalha Mahler por ter regido suas nove sinfonias.

O maestro Eleazar de Carvalho esteve à frente das maiores orquestras do mundo, Orquestra de Boston, Filarmônica de Viena, Filarmônica de Israel e todas as importantes orquestras da França, Bélgica e Itália. Em Paris fez sua estreia no Teatre Champs Elysées e por vários anos foi diretor artístico e regente titular da Sinfônica de Saint Louis, Missouri.

No Brasil foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Sinfônica de Recife, Sinfônica da Paraíba, e desde 1972 até sua morte foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

O selo comemorativo vai se desenvolver até janeiro de 2013, com vasta programação em homenagem ao iguatuense que gravou seu nome no cenário artístico nacional.

(Nazareno Albuquerque)

Nenhum comentário:

Postar um comentário