domingo, 6 de maio de 2012

Estiagem: Chuvas em abril caem 60% em Icó e 88% em Icozinho

FONTE: ICÓ É NOTÍCIA

Números que confirmam a "seca verde" e apontam um ano difícil para a colheita e armazenagem da água nos açudes em terras icoenses. A situação não difere do Ceará e aponta para uma forte diminuição das chuvas.

De acordo com os dados da Funceme [Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos], em abril a cidade de Icó registrou uma queda de 59,1% nas precipitações.

Quando o normal seria de 141,9mm, foi registrado apenas 58mm. E a falta de chuvas foi ainda maior no distrito de Icozinho, 88,4% [177,4mm esperados e 20,6mm anotados].

A ausência da água nesta quadra invernosa, mais especificamente no mês passado, também atingiu a região de Cascudo, que viu apenas 17mm nos 30 dias. Em Lima Campos, na mesma época, 65,8mm foram registrados.

A título de comparação da estiagem vivida pelos cearenses, no Estado choveu apenas 62,5mm dos 212,8mm históricos da média para o mês de abril.

A situação não difere da região Jaguaribana, onde o Icó está inserido, conforme a divisão da Funceme. 196,7mm esperados, mas apenas 32,7mm caíram na terra, agora ressequida.

LIMA CAMPOS E TATAJUBA - O reservatório mais importante do Icó e um dos mais do Estado, o Lima Campos vinha recebendo uma recarga d'água desde o final de janeiro até o início de abril, quando começou a cair o nível de armazenamento do açude. Nesta quinta-feira [3], a capacidade estava em 81,90%.

O Tatajuba, que registrou três sangrias em 2012, vem perdendo água, mas ainda está próximo da acumulação total, com 97,88% na quarta-feira [2].

Nenhum comentário:

Postar um comentário