sábado, 19 de maio de 2012

Cid Gomes mostra Eixão das Águas para governador de Alagoas


O governador Cid Gomes apresenta para o governador Teotônio Vilela Filho (Alagoas), na manhã deste sábado (19), na Região Jaguaribana, a integração das bacias hidrográficas do Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza, conhecida como Eixão das Águas. O governo de Alagoas tem o interesse de levar a experiência do Ceará para o interior alagoano.
O Eixão constitui-se de um complexo de estação de bombeamento, canais, sifões, adutoras e túneis, que realizam a transposição das águas do Açude Castanhão para reforçar o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza, assim como do Complexo Portuário e Industrial do Pecém.
O Eixão tem seu início na barragem do Açude Castanhão, derivando sua vazão máxima de 22 metros cúbicos de água por segundo, diretamente da tubulação da tomada d’água do respectivo reservatório. A transposição é realizada até os Açudes Pacoti, Riachão e Gavião, reservatórios integrantes do Sistema de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de Fortaleza. O percurso estende-se ao longo de aproximadamente 200 km. O prolongamento do sistema adutor para a zona Oeste de Fortaleza, entre o Açude Gavião e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, perfaz cerca de 55 km adicionais, totalizando uma extensão de 255 km de canais e adutoras.
(com informações da SDH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário