sexta-feira, 4 de maio de 2012

Marcos Cals: CPMI do Cachoeira é risco para o PT


Com o título “CPMI do Cacheira: Um risco calculado para o PT”, eis artigo do presidente regional do PSDB e pré-candidato dessa legenda à Prefeitura de Fortaleza, Marcos Cals. Confira:

É raro vermos base aliada e oposição unidas pela abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Congresso Nacional. No entanto, para investigar a atuação do contraventor Carlinhos Cachoeira com parlamentares, autoridades do Executivo e empresários, concretizou-se o inusitado.

Do lado oposicionista, mira-se na obrigação de esclarecer os fatos a fundo, visto que o caso ganhou maior repercussão após gravações comprovarem a relação do senador Demóstenes Torres (ex-DEM) com o então investigado. Já do lado governista que, inclusive, controla a CPI mista, pois detém os cargos mais importantes – a presidência (PMDB) e a relatoria (PT) – é evidente a tentativa de desconstituir a oposição e evitar prejuízos ao Governo e aliados.

Isso ficou claro quando o presidente nacional do PT, Rui Falcão, publicou vídeo no site do partido, no qual lista suposto envolvimento de oposicionistas com Cachoeira.

Esquecendo-se de petistas e órgãos federais arrolados no caso, ele convoca mobilização para “apurar esse escândalo dos autores da farsa do mensalão e desvendar todo o esquema montado por esses criminosos, falsos moralistas que se diziam defensores da moral e dos bons costumes”. Tal discurso, do presidente do partido que protagonizou o maior escândalo político da história brasileira é, no mínimo, contraditório e nos leva a crer numa manobra para tentar fazer a opinião pública e a sociedade debaterem outro assunto.

É o ‘modus operandi’ de banalizar a corrupção, lançar nova investigação para apagar escândalo anterior. Assim, inúmeros casos ficam sem resposta.

Aqui no Ceará, por exemplo, há quem esqueceu ou simplesmente ficou omisso a escândalos como o dos “banheiros” e “consignados”. No entanto, no “abafa mensalão”, o PT esqueceu de combinar a estratégia com a imprensa livre e a sociedade. O povo está vigilante, a oposição também. O risco calculado pode acabar em “tiro no pé”.

* Marcos Cals

Sociólogo e presidente do PSDB-CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário