O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, lançará, nesta terça feira, a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. O lançamento ocorrerá na fazenda Bom Jesus, localizada no distrito do Boqueirão do Cesário, a 112 quilômetros de Fortaleza. Na primeira fase da campanha, cerca de 94% do rebanho de bovinos e bubalinos foram vacinados no Estado.
Um recorde jamais alcançado pelo Ceará e que superou os 90% estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Ceará tem 2 milhões 343 mil e 772 animais (bois e búfalos). Para este segundo momento, o objetivo é manter o índice. Há dez anos, o Ceará não registra casos da doença.
A meta alcançada é o passo mais importante para que o Ceará alcance a situação de zona livre de febre aftosa com vacinação, com previsão para o reconhecimento nacional até o final de 2011 e reconhecimento internacional até o inicio de 2012. Entre os municípios que mais vacinaram, na primeira etapa, o destaque vai para Fortaleza. Foram 93,69% do rebanho vacinado. A capital nunca havia atingido números maiores do que 60%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário