sábado, 22 de outubro de 2011

Icó faz bonito e Encontro de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do CE é um sucesso

Organização nota 10! A equipe que organizou o VII Encontro Estadual de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará acontecido neste sábado (22), no Centro Social Urbano (CSU) do município de Icó (CE), reinaugurado pelo prefeito Marcos Nunes (PMDB) em 30 de junho de 2011, está de parabéns.

Os participantes logo na chegada foram recebidos pela Banda de Música Maestro Gonçalo Farias dos Santos e com um delicioso café da manhã. Aos poucos se juntaram as autoridades tão aguardadas no evento. O vice-governador Domingos Filho (PMDB), o deputado federal Domingos Neto (PSB) e o deputado estadual Neto Nunes (PMDB), ex-prefeito de Icó por dois mandatos seguidos, fizeram parte da mesa diretora dos trabalhos, além do presidente da ACEJI - Associação Cearense de Jornalistas do Interior, jornalista João Ferreira; da reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Otonite Cortêz; do presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Dantas (PRB); da enfermeira Luciana Barreto (coordenadora da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde), representando o secretário estadual de Saúde Arruda Bastos; do coronel Jarbas, do Destacamento de Polícia Militar de Iguatu (CE), represetando o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Cel. Francisco Bezerra; dentre outras lideranças e diretores acejianos.

Muito prestigiado, inclusive, pela população icoense que lotou o novo auditório do CSU totalmente climatizado e aconchegante. Um dos destaques do evento foi a palestra proferida pelo jornalista Eliomar de Lima, do jornal O Povo e considerado o maior blogueiro do Ceará, que abordou a importância dos Blogs para a imprensa moderna e para a sociedade. Quem esteve marcando presença também foi o jornalista Macário Batista, colunista político do jornal O Estado e blogueiro dos bons.

Ainda sobre a imprensa estiveram presentes, a destacar: a TV Diário, a Rádio Liderança, a TV Verde Vale, o Diário do Nordeste, Rádio Brasil FM, o jornal O Estado, o Site Icó é Notícia, o jornal O Povo e milhares de blogueiros e comunicadores da região Vale do Salgado e da região Centro Sul do Ceará. Foi um evento digno de aplausos. E aqui parabenizamos a Rádio Papagaio FM, na pessoa de seu diretor-presidente Waldir Batista, que não mediu esforços para realizar um grande acontecimento.

Vale destacar ainda a entrega da Comenda Jornalista Dutra de Oliveira a algumas personalidades dos meios político e jornalístico. O nosso Blog foi um dos agraciados, o que agradecemos desde já. No certificado consta: "A Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI confere o presente diploma ao Blog do jornalista Voltaire Xavier pelos relevantes serviços prestados a comunicação e a sociedade cearense". Assinam o documento o prefeito municipal de Icó e o presidente acejiano.

Da imprensa local, foram agraciados: Rádio Papagaio FM, Blog do Voltaire Xavier, Site Icó é Notícia e Blog do Fabrício Moreira, Radio Brasil FM, além das seguintes autoridades: ex-prefeitos Oriel Nunes (PMDB) e Cardoso Mota (PSD), ambos presentes no evento; a jornalista Laura Raquel (editora de política do jornal O Estado), jornalistas Eliomar de Lima e Macário Batista, dentre outros icoenses.

O ex-ministro do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, enviou uma linda mensagem de congratulações e de agradecimentos, justificando a sua ausência. Já o senador Eunício Oliveira (PMDB) foi representado pelo jovem icoense Gil Roberto, bem como o deputado estadual Danniel Oliveira (PMDB) teve como seu representante este blogueiro e jornalista.

O vice-governador Domingos Filho ministrou importante palestra sobre "Emancipação de Distritos", ele que é um defensor intransigente desta causa, dando uma verdadeira aula de cidadania e de conhecimento, além de ter feito importante defesa em prol da Liberdade de Imprensa. Após foi a vez do deputado Neto Nunes abordar a temática "Limites de Territórios", tão debatida nos últimos dias e envolvendo o Ceará e o Piauí. Bem embasado pela sua assessoria parlamentar, apresentou dados e números através de um data show.

Enfim, os encontros promovidos pela ACEJI pelo Interior do Estado visa, tão somente, aproximar os jornalistas do poder público, sem conotação política, mas imbuídos de obter informações que contribuam para a qualidade informacional de nossa população. Afinal, parafreando o deputado Danniel Oliveira, presente no VI Encontro na cidade de Cedro, no mês de agosto: "Os políticos sabem da importância dos jornalistas". Já dizia o mestre e jornalista Cláudio Abramo: "Existe uma relação conflituosa entre imprensa e poder, mas as duas não podem andar separadas".

Quanto mais fácil o diálogo, sem "blindagem" por parte de alguns assessores, o jornalismo faz o seu papel e só quem ganha é o conjunto da população que passa a ter uma imprensa livre e soberana.

Parabéns, Icó! Os seus 169 anos já ficou na história com a realização do VII Encontro Estadual de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do CE. O caminho é este!

Nota de Bastidores: Parabéns ao Coral "Eutímia Maciel Moreira" regido pelo maestro Bruno Kaos. Nota 10 para a apresentação do Hino de Icó. E parabéns ao historiador Altino Afonso que durante dez minutos explanou um pouco sobre a história icoense, rica por possuir um belo patrimônio histórico. Precisa ser mais valorizado por parte da Secretaria de Cultura e Turismo e ganhar um salário mais decente e não os míseros "tostões" que recebe atualmente. Até porque a partir de agora, por sugestão do vice-governador Domingos Filho, o icoense passará a ser o presidente de uma comissão governamental cujo objetivo é estudar a viabilidade da construção de um museu (memorial) sobre a nossa história. E isso já fala por si só!
FONTE: BLOG DE VOLTAIRE XAVIER
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário