sábado, 22 de outubro de 2011

MUITA CHUVA EM ICÓ

Uma tromba d'água caiu no sertão icoense. Entre as 7hs de quinta-feira [20] e 7hs desta sexta-feira [21], o Município viu cair do céu 108mm, quantidade anormal para a época, com o encerramento do período chuvoso.
MUITA CHUVA E DRENAGEM ENTRA EM COLAPSO- Para se ter uma ideia da quantidade, a chuva foi maior que todo o mês de maio [76mm], ainda considerado invernoso para esta localidade e adjacências.

Até o momento, o mês de outubro anotou a impressionante quantia de 147mm, ou 2.423% acima do esperado. Cerca de 25x o normal para o período. Nas outras localidades icoenses, em outubro, os dados são: Cascudo, com 112mm; e 50mm em Icozinho.

A quantidade d'água caída na "Princesa dos Sertões" fez o sistema de drenagem de Icó, que em sua grande parte é antiga, entrar em colapso. Por ser uma terra plana, a geografia explica outra facilidade de constantes alagamentos da cidade.

RIO SALGADO CHEIO - Pela proximidade com o Cariri cearense, localidade que historicamente registra grandes chuvas, isso no período do plantio, no início do ano, o Icó segue a tendência daquela região. O resultado disso resulta no Rio Salgado, advindo do Crato e que recebe todas águas por onde passa. No mesmo período que o toró caía no Icó, foram anotadas seguintes precipitações nas proximidades:

:: Cedro [Várzea da Conceição] - 112mm
:: Baixio [Sede] - 112mm
:: Lavras da Mangabeira [Quitaiús] - 84mm 
:: Ipaumirim [Sede] - 78mm

Nenhum comentário:

Postar um comentário