segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Chuva forte incomum nesta época surpreende moradores no Sul do CE

Chuva na região do Cariri foi em média de 70 milímetros.
Moradores de Barbalha reclamam de obra que propicia alagamentos.

Uma chuva na região do Cariri, no Sul do Ceará, causou destruição, alagamentos e pegou os moradores da região de surpresa, onde não costuma chover forte nesta época do ano. "Perdemos tudo da casa, só não perdemos os sonhos", diz Cleide da Silva, moradora de Barbalha, que teve a casa alagada pela chuva.
Os moradores de Barbalha reclamam que a obra de pavimentação de uma avenida da cidade foi feita sem drenagem, o que gerou pontos de alagamento da cidade. Os moradores afirmam que vão destruir a obra antes do início da quadra chuvosa, prevista para fevereiro de 2012. "A gente já combinou que vamos passar a máquina e destruir tudo", diz a empresária Auxiliadora de Lavor.
Ainda de acordo com os moradores, o prefeito da cidade, José Leite Gonçalves, visitou o bairro e prometeu melhorias para evitar os pontos de alagamento. O secretário adjunta de Infraestrutura de Barbalha, Roberto Granjeiro, afirma que está previsto obras de melhorias para o local, mas ainda não há prazo para o início da execução.
Mais chuva nos próximos dias
Também na região do Cariri, a cidade de Juazeiro do Norte e Crato registraram vários pontos de alagamento. Os moradores da região continuam preocupados, já que a previsão é de mais chuvas para os próximos dias, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Segundo a Funceme, a média na região para a chuva nesta madrugada foi de 70 milímetros; a cidade de Vila Velha registrou a chuva mais forte, de 120 milímetros. Chuvas fortes nesse período não são comuns, segundo o meteorologista José Maria Bravo, da Funceme.
O meteorologista diz que as chuvas são causadas por "resquícios" de uma frente fria. "Nesta época do ano alguns sistemas frontais se dirigem do Sul para o Nordeste, o que propicia a chuva principalmente nas regiões Sul e central do Ceará", explica o meteorologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário