quarta-feira, 28 de março de 2012

IFGF: entre os maiores municípios do Ceará Iguatu perde apenas para Fortaleza em relação a situação fiscal

A situação fiscal é difícil ou crítica para quase 65% dos municípios brasileiros, enquanto a excelência na gestão fiscal. No Ceará, entre as maiores cidades, Iguatu aparece em 2ª posição perdendo apenas para Fortaleza que ocupa a 1ª.

Os dados são do IFGF (Índice FIRJAN de Gestão Fiscal), criado pelo Sistema FIRJAN para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros.

Acopiara, situada também na região Centro Sul ocupa a vergonhosa 141ª posição no Ceará. No restante do Brasil a situação de Acopiara fica ainda mais feia ocupando apenas a 4340ª posição.

Grande parte das prefeituras brasileiras (43,7%), precisamente 2.302 municípios, foi avaliada em situação de dificuldade, enquanto 1.045 cidades (19,8%) aparecem em gestão crítica. Outras 1.824 prefeituras (aproximadamente 33%) apresentaram gestão fiscal boa, enquanto apenas 95 municípios no país ganharam conceito de excelência, uma década depois da promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), marco fundamental para a gestão pública brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário