O Fortaleza está classificado para a 2ª fase da Copa do Brasil. O Leão precisou vencer a ansiedade no primeiro tempo para só então deslanchar na partida, goleando o fraco Comercial/PI por 3 a 0 no Presidente Vargas, confirmando sua classificação para enfrentar o Náutico na fase seguinte da competição nacional.
Embora a vitória tenha sido tranquila pelo placar, o Leão teve mais dificuldade do que imaginava no primeiro tempo.
Com os piauienses fechados na defesa, o Fortaleza, embora tenha dominado as ações na etapa inicial, mostrou-se ansioso em definir logo a classificação e complicou um jogo que, em tese, era fácil.
Isso porque bastava sair da defesa para mostrar o adversário exibir suas limitações. Com uma defesa colecionando erros na saída de bola e um meio campo que não conseguia trocar dois passes seguidos, os ataques do time piauiense limitavam-se a lances de bola parada, oriundos da ansiedade e problemas defensivos do Fortaleza, diga-se, que foram muitos.
À parte os problemas citados, o Tricolor até que criou boas chances de gol. A rigor, foram sete chances de abrir o placar, mas o goleiro Vantuir interveio bem em quatro delas, defendendo chutes de Cléo, aos 3 minutos, Esley aos seis, Jailson, aos onze, e Kauê, aos 34.
Mas a melhor chance do Leão foi aos 20 minutos, em cabeçada de Ciro Sena no travessão.
No mais, os sucessivos erros do Fortaleza irritaram a torcida, principalmente os do meia Esley - em uma jornada pouco inspirada - vaiado a cada vez que estava com a bola. Assim, Nedo Xavier, o sacou no intervalo, promovendo a entrada de Marielson.
Sobre a ansiedade mostrada pelo time no primeiro tempo, Jailson foi direto. "Estamos afobados, na ansiedade de decidir o jogo e nos classificarmos. No segundo tempo, temos de fazer diferente", opinou o atacante.
Deslanchou
E fizeram. Reduzindo a afobação, o Fortaleza, foi mais efetivo no segundo tempo e confirmou sua classificação. Mesmo perdendo boas chances, como em um chute de Cléo na trave, logo aos 2 minutos, os gols saíram depois dos 15 minutos.
Aos 17, Cléo marcou um golaço, mas o assistente Klidenn Tadeu anulou equivocadamente. Mas três minutos depois, não teve jeito. Kauê cruzou em diagonal na cabeça de Jailson, que fez o primeiro tricolor.
Como nem o gol do Leão mudou a postura do Comercial, que continuou retraído, o Fortaleza ampliou o placar aos 24 minutos. O meia Geraldo deu passe na medida para Jailson, que marcou o segundo, tranquilizando a torcida do Fortaleza.
A partir daí, foi só festa tricolor. Os torcedores leoninos ainda viram o terceiro gol - mais um de Jailson -, aos 43, antes de aguardar pelo fim da partida para comemorar a classificação para a 2ª Fase da Copa do Brasil.
Ficha técnica
Fortaleza 3Fábio Lima, Raul (Rafinha), Ciro Sena, Cleber Carioca e Kaue, Leandro, Lucas, Esley (Marielson) e Geraldo (Rômulo), Cleo e Jailson
Técnico: Nedo Xavier
Comercial 0
Vantuir, Cleiton, Robson Baiano e Alisson, Barata, Ismael, Jonas (Da Silva), Alemão (Wellington) e Victor Hugo (Dedé)), Paulinho e Jefferson
Técnico: Fernando Polozzi
Copa do Brasil 2012 - 1ª Fase
Estádio: Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Data: 21 de marco de 2012
Hora: 20h30
Renda: R$ 173.656,00
Público: 12.439 pagantes
Arbitro: Renan Roberto de Souza (PB)
Assistentes: Klidenn Tadeu (PB) e Griselildo de Souza Dantas (PB)
Gols: Jailson (20, 25 e 43 2T)
Cartões Amarelos: Ciro Sena (FOR)
VLADIMIR MARQUESREPÓRTER
Nenhum comentário:
Postar um comentário