quarta-feira, 28 de março de 2012

Ministro agenda em Fortaleza debate sobre plano de desenvolvimento científico para o NE


A Universidade Federal do Ceará vai reunir todos os reitores das universidades federais, dos Institutos Federais de Educação e os secretários de Ciência e Tecnologia do Nordeste com o ministro Marco Antonio Raup, da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele vem discutir, em Fortaleza, em data as ser acertada com o reitor da UFC, Jesualdo farias, a implantação do Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para a região.

Jesualdo Farias confirmou o interesse de sediar o encontro, suscitado pelo deputado federal Ariosto Holanda (PSB), propositor e relator do Plano na bancada do Nordeste, anteriormente apresentado pelo parlamentar ao ministro Raupp, que aceitou vir a Fortaleza para a discussão. O reitor observou que a Plano é um projeto no qual o deputado Ariosto Holanda vem trabalhando há algum tempo, discutindo com algumas lideranças, principalmente com os reitores.

Ariosto Holanda informou que o Plano prevê a criação de um Conselho de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Nordeste, a ser presidido pelo ministro Marco Antonio Raupp e integrado pelo BNB, o agente financeiro, pelos reitores e secretários de ciência e tecnologia do Nordeste. Também terão acento no Conselho a representação das Universidades estaduais do Nordeste, as Federações das Indústrias, as Fundações de Apoio à Pesquisa e outras entidades representativas da comunidade regional.

O Plano inclui ainda a criação de um Fundo de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Nordeste, a ser constituído com o percentual dos fundos setoriais que por direito cabem à região, que teria uma gestão local, de acordo com as prioridades dos estados.

(Foto Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário