segunda-feira, 30 de julho de 2012

Moroni lidera intenções de voto em Fortaleza segundo pesquisa do Ibope




Faltando pouco mais de dois meses para as eleições à Prefeitura de Fortaleza, o candidato Moroni Torgan, do Democratas (DEM), lidera a preferência dos eleitores na pesquisa realizada pelo Ibope e encomendada pela TV Verdes Mares. Moroni obteve 32% das intenções de voto na pesquisa de opinião, na modalidade estimulada, em que os nomes dos candidatos foram apresentados aos participantes.
O segundo lugar nas intenções de voto ficou com Inácio Arruda, do Partido Comunista do Brasil (PC do B), com 15%. Logo em seguida, vem Heitor Ferrer, do Partido Democrático Trabalhista (PDT) com 11%, configurando empate técnico. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais e para menos.

Renato Roseno, do Psol, alcançou 10% das intenções; Roberto Cláudio, do PSB, obteve 8%; Marcos Cals (PSDB) pontuou 6%; Elmano de Freitas (PT) está com 4%. O professor Valdeci Cunha (PRTB), o qual teve a candidatura indeferida nesta segunda-feira (30), alcançou 1% das intenções, o mesmo valor percentual de Francisco Gonzaga (PSTU). O candidato André Ramos (PPL) não pontuou.
Os votos brancos ou nulos correspondem a 6% do eleitorado fortalezense. A parcela dos que não souberam ou não responderam também é de 6%. O Ibope ouviu 602 pessoas entre os dias 27 e 29 de julho.
A pergunta do Ibope foi: 'Se a eleição para prefeito fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem o(a) senhor(a) votaria?'.
Taxa de rejeição
Perguntados em quem não votariam, 34% dos entrevistados disseram não ter intenção de escolher Moroni Torgan, para prefeito. Inácio Arruda tem 27% de rejeição, Elmano de Freitas, 22%; Francisco Gonzaga, 21%; Marcos Cals, 16%; Valdeci Cunha, 15%; Roberto Cláudio, 15%; Renato Roseno, 14%; André Ramos, 13% e Heitor Ferrer, 12%. Seis por cento dos eleitores disseram que poderiam votar em todos os candidatos e 9% não sabem ou não responderam.
A propaganda dos candidatos nos sites do partido, blogs e redes sociais começou no dia 7 de julho. Já a campanha no rádio e na televisão será liberada somente no dia 21 de agosto.
A pesquisa completa será divulgada na edição desta terça-feira (31) do Diário do Nordeste.

Jaime Júnior tem candidatura deferida pela Justiça Eleitoral



Postado porYuri Guedeson 19:31
ICÓ É NOTÍCIA
Foi confirmada, nesta segunda-feira [30], a candidatura de José Jaime Bezerra Rodrigues Júnior [DEM]. A juíza substituta da 15ª Zona Eleitoral de Icó, Lia Sammia Souza Moreira, deferiu a candidatura do candidato a Prefeitura Municipal icoense.

Veja a sentença:

Vale lembrar que no último dia 18 de julho, a Justiça Eleitoral local confirmou a candidatura a vice-prefeito de Diassis Pereira [DEM], o que oficializa, de fato e de direito a chapa de oposição ao Palácio da Alforria.

Ambos fazem parte da coligação "Mudança com Honra e Coragem", que integram, segundo o Tribunal Superior Eleitoral [TSE], os partidos PT, PSL, PR, PPS, DEM, PSDC e PSDB.

O candidato a prefeito pelo Democratas tinha sido impugnado pelo Ministério Público Eleitoral, com fundamento na Lei Complementar nº 135/2010 [Ficha Limpa], a partir das contas de governo desaprovadas pelo TCM-CE. Logo após, o Tribunal de Contas do Município o retirou da lista.

Justiça Eleitoral defere candidatura de Marcos Nunes

Na última quinta-feira [26], a juíza substituta da 15ª Zona Eleitoral de Icó, Lia Sammia Souza Moreira, confirmou a candidatura de Marcos Eugênio Leite Guimarães Nunes [PMDB], postulante à Prefeitura Municipal de Icó.

No mesmo dia, foi deferida a vice-prefeito de Charles Weiman Nogueira Farias [PSD], o que oficializa, de fato e de direito a chapa de situação ao Palácio da Alforria.

Ambos fazem parte da coligação "Icó Cada Vez Melhor", da qual fazem parte os partidos PRB, PP, PDT, PTB, PMDB, PTN, PSC, PRTB, PHS, PMN, PSB, PSD e PC do B, aponta o TSE.

Hoje tem Ibope na Verdes Mares

 

O Ibope registrou e o Sistema Verdes Mares deve divulgar nesta segunda-feira (30) uma nova pesquisa para prefeito de Fortaleza.
A pesquisa trará pergunta sobre interesse pela eleição, espontânea, estimulada, rejeição, avaliação da gestão Luizianne Lins, da administração Cid e do Governo Dilma e problemas da cidade.
Na pesquisa do Ibope, pede-se que o eleitor diga, por ordem, de uma lista de 20, os três temas que mais lhe preocupam.

Sonhos realizados

 
Um juiz de paz de Sobral, celebrou neste fim de semana o primeiro casamento Gay da Princesa do Norte. Um dos homens é de Sobral, o outro do Rio Grande do Norte.

Valdeci Cunha, do PRTB, não pode ser candidato a prefeito de Fortaleza

Antônio Valdeci Cunha, apresentado pelo PRTB como candidato a prefeito de Fortaleza teve a sua candidatura indeferida pelo juiz da 114ª Zona Eleitoral, Mário Parente Teófilo Neto. De acordo com a decisão, o prefeiturável teria deixado de prestar contas de sua campanha eleitoral de 2010, quando se candidatou ao cargo de deputado federal.
O candidato ainda pode recorrer da decisão. Com o julgamento, Professor Valdeci se torna o único candidato a Prefeito de Fortaleza, entre os nove que já tiveram suas candidaturas julgadas, a ser considerado inapto para disputar a sucessão municipal da Capital.
Entre os dez candidatos a Prefeitura de Fortaleza, apenas Elmano de Freitas (PT) ainda aguarda o julgamento de seu registro.

STJ vai decidir se concede habeas corpus para Cachoeira

O Superior Tribunal de Justiça, através de sua 3ª Seção, integrada pelos ministros da 5ª e 6ª Turmas, volta das férias a partir da próxima quarta-feira. Entre as tarefas, decidir se Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, deve permanecer preso. Já está em julgamento o agravo regimental na Reclamação 9.121, que trata da Operação Monte Carlo, na qual a Polícia Federal investigou um esquema de corrupção, tráfico de influência e exploração ilegal de jogos. O relator, ministro Gilson Dipp, em decisão monocrática, julgou procedente a reclamação do Ministério Público.
Assim, foram suspensos os efeitos de decisão do juiz do Tribunal Federal da 1ª Região Tourinho Neto, que estendeu a Cachoeira o Habeas Corpus concedido a um dos corréus investigados. Para o ministro Dipp, como o juízo de Tourinho foi dado depois de o STJ já ter se manifestado no mesmo caso, ela teria violado a competência da corte superior.
Pouco antes das férias, no dia 27 de junho, o agravo regimental contra a decisão do ministro Dipp, interposto pela defesa de Cachoeira, foi levado a julgamento na Seção. Os ministros Jorge Mussi, Sebastião Reis Júnior e Marco Aurélio Bellizze acompanharam o voto do relator negando provimento. O ministro Og Fernandes não conheceu do agravo. O julgamento está interrompido pelo pedido de vista do desembargador convocado Adilson Vieira Macabu.”
(Consultor Jurídico)

OCORRÊNCIAS POLICIAS EM ICÓ




Natanael Soares Cavalcante – MAJ PM

MF. 091.753-1-8

Cmt do 10º BPPM




--
10º BPPM - Iguatu





III - Ocorrência em ICÓ



PRISÃO POR DIREÇÃO PERIGOSA (T.C.O)



Informo-vos que hoje, 29/07/2012, por volta das 14h10, na Rua Nogueira Acioly, s/n, em frente à Luanita boutique, Centro de Icó/CE, o senhor WESLLEY XAVIER DE ARAÚJO, (vulgo Pelado), 19 anos, solteiro, agricultor, natural de Icó/CE, residente na Rua 04 de Julho, Bairro São Vicente de Paula, Icó/CE, foi abordado pelo policiamento na RD 2781 composta pelos: SD PM GEILSON, SD PM ANDRADE, SD PM EUZÉBIO, os quais flagraram o acusado conduzindo uma moto TITAN 150KS vermelha, ano 2008, placa HYK - 7017, sem portar a devida documentação do veículo e sem portar a CNH, e em alta velocidade, praticando direção perigosa. Outrossim, informo que o policiamento prendeu e o conduziu juntamente com o seu veículo até á delegacia de Policia Civil, onde foram feitos os procedimentos legais.



PRISÃO POR CONDUÇÃO DE VEÍCULO SOB INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL, DESACATO E RESISTÊNCIA À PRISÃO



Informo-vos que hoje, 29/07/2012, por volta das 21h30min, na rua Manoel Saturrnino, nº 07, conjunto São Vicente de Paula, Icó/CE, a polícia militar foi comunicada a respeito de uma pessoa conduzindo veículo sob influência de álcool. A RD 2781 composta pelos policiais militares SD PM GEÍLSON e SD PM FERREIRA compareceu ao local informado e constatou através da abordagem ao Sr. LUIZ JÚNIOR BASTOS BORGES, 27 anos, solteiro, crediarista, natural de Icó/CE, que conduzia a sua moto HONDA BROZ 150, COR VERMELHA, PLACA MFL 5457, o qual apresentava sinais de haver ingerido bebida alcoólica. Durante a abordagem o infrator desacatou os policias militares e em seguida foi dada voz de prisão no mesmo, vindo posteriormente a oferecer resistência a prisão. Mediante os fatos o policiamento conduziu o infrator até o posto da Polícia Rodoviária Federal onde foi feito o teste de alcoolemia no qual comprovou-se que o mesmo havia consumido quantidade de álcool acima do nível permitido por lei, consequentemente o acusado foi levado até a Delegacia de Polícia Civil desta urbe para os procedimentos cabíveis.

































In

 













Iguatu, 30 de JULHO de 2012









Natanael Soares Cavalcante – MAJ PM - PM

MF. 091.753-1-8

Cmt do 10º BPPM


--
10º BPPM - Iguatu

Cofre cheio


Paula Fernandes: garota-propaganda
Paula Fernandes será a nova garota-propaganda da Wella. Assina nos próximos dias um contrato de 900 000 reais com a P&G, dona da marca.
Por Lauro Jardim

Operários ficam feridos após queda de elevador em Jacarecanga

“Dois operários ficaram feridos quando o elevador onde estavam despencou em um canteiro de obras no bairro Jacarecanga, na manhã desta segunda-feira, 30. O acidente aconteceu por volta de 7 horas, nas obras de um condomínio residencial. O cabo de sustentação do elevador teria rompido.
Segundo informações do vice-coordenador do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF), Laércio Clayton Silva, um dos trabalhadores quebrou a bacia, enquanto outro teve fratura exposta na perna.
Representantes do sindicato estão se deslocando o local do acidente.”
(O POVO Online)

STF começa julgar Mensalão na 5ª feira

O Supremo Tribunal Federal dará início ao julgamento do Mensalão na próxima quinta-feira. Na avaliação da Procuradoria-Geral da República, o PT organizou um esquema clandestino de financiamento político para comprar apoio parlamentar no Congresso nos anos de 2003 e 2004.
Os deputados beneficiados afirmam que o dinheiro era para pagar dívidas de campanhas eleitorais, e não um suborno para que votassem a favor do governo. Com essa estratégia, a defesa teantará provar que houve apenas crime eleitoral –o que seria mais cômodo para os réus.
Dos 38 réus do mensalão, 10 são acusados de corrupção ativa, 12 de corrupção passiva. No grupo, está o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu.
(Com Portal Uol)

domingo, 29 de julho de 2012

Fortaleza vence de virada e entra do G-4

  • O Fortaleza garantiu mais uma vitória na Série C depois de vencer de virada o Treze por 2 a 1. O jogo aconteceu na tarde deste domingo (29), no PV, e foi válido pela 5ª rodada do Grupo A da competição nacional.
    >Confira a tabela atualizada do Grupo A da Série C
    O resultado deixou o Fortaleza na vice-liderança da chave com 10 pontos. O líder é o Icasa com mesmo número de pontos. O Verdão leva vantagem no saldo de gols. Já o Treze segue na lanterna com apenas 1 ponto ganho.
    O jogo
    Com um primeiro tempo de pouca criação e muitos erros, o Fortaleza pouco atacou e mostrou a fragilidade do seu sistema defensivo.
    Em uma das poucas jogadas de perigo do Leão, o meia Geraldo recebeu passe na grande área e lançou para Waldison, que tentou de bicicleta e mandou por cima do gol de Carlos Luna, aos 14 minutos.
    O Fortaleza botou pressão apenas no início do jogo, mas logo diminuiu o ritmo e viu o Treze chegar com perigo no ataque.
    Aos 35 minutos, o time paraibano abriu o placar no PV. O meia Christian recuperou bola no meio de campo, lançou na esquerda para Rodrigo Pardal, que chutou cruzado, sem chances para o goleiro Lopes.
    O time paraibano recuou, o Fortaleza tentou pressionar, mas a falta de finalização impediu o time cearense de empatar a partida no primeiro tempo.
    2ª tempo
    O Fortaleza começou com tudo no segundo tempo. O técnico Vica, fez modificações na equipe e o resultado surtiu efeito. Aos 14 minutos, Doda fez boa jogada pela esquerda e lançou na pequena área. O goleiro Carlos Luna deu um tapinha na bola, o bastante para tirar da cabeça de Geraldo.
    Dois minutos depois o Fortaleza empatou a partida. Cléo, que tinha entrado no lugar de Marcelo Régis, lançou na área. A defesa do Treze falhou e Waldison, livre de marcação, finalizou pro gol.
    O time paraibano não esboçou nenhuma reação. Melhor para o Leão, que continuou pressionando o adversário. A virada veio aos 35 minutos. Na cobrança de falta de Guto, o meia mandou direto pro gol. Carlos Luna deixou a escapar e no rebote, o zagueiro Micão não teve trabalho para fazer o segundo gol do Fortaleza.
    Atrás no placar, o Treze não conseguiu reagir e apenas viu o Leão administrar a partida. Vitória decretada e vice-liderança assegurada.
    6ª rodada
    Na próxima partida, domingo (05), às 16h, o Fortaleza enfrenta o Cuiabá, no Estádio Presidente Dutra, na capital do Mato Grosso. No mesmo dia e horário, o Treze recebe o Paysandu, no estádio Amigão, em Campina Grande-PB.

    Icó-CE: Acadêmico de medicina da FMJ encontrado morto em sua residência

    Richard Lopes



    O acadêmico Luis Guilherme Vieira Ramalho Abath, 30 anos de idade, que estudava Medicina na FMJ de Juazeiro do Norte-CE teve o sonho de se tornar médico interrompido ao ser encontrado morto pelos seus pais no quarto de sua residência localizada a Rua Ilidio Sampaio, nº 1974, centro da cidade de Icó na tarde desse domingo (29). Abath como era conhecido por colegas de faculdade, estava sem vida em cima de uma cama.

    O acadêmico era filho do conceituado casal Guilherme Abath Ferreira Luna, médico, e Glória de Fátima Vierira Ramalho Abath advogada que até o momento não sabem a causa de sua morte.

    O corpo do estudante apresentava manchas roxas na pele, e ao lado da cama, uma garrafa de vinho, refrigerante, energético, seringas, e medicamentos de nomes: wellbutrin, belcomplex, eferor xr e dordente . Tudo foi recolhido a delegacia de policia civil daquela cidade, onde serão periciados


    Outras informações dão conta, que Luis, estaria depressivo ultimamente com acompanhamento de um psiquiátrica o que poderá ser confirmado devido dois dos medicamentos encontrados ao lado do corpo o Wellbutrin sr ser indicado no tratamento da depressão aguda ou na prevenção de recidivas e rebotes de episódios depressivos após resposta inicial satisfatória como também o Wellbutrin sr também poder ser usado como adjuvante no tratamento da dependência da nicotina, de acordo com a orientação médica. Tudo são apenas conjecturas a serem confirmadas pela família que encontrasse em estado de choque.

    O veiculo rabeção do IML da cidade de Iguatu recolheu o corpo e está trazendo para o IML de Juazeiro do Norte para ser necropsiado devido a ausência de perito naquele instituto.

    Zeca Camargo fala sobre suposto relacionamento com o ex-jogador Raí

     
    O apresentador do "Fantástico", Zeca Camargo, falou sobre o suposto relacionamento amoroso que ele teria com o ex-jogador Raí.
    O boato ganhou força depois que as Organizações Globo teriam proíbido seus veículos de imprensa de noticiar qualquer informação relacionada ao jornalista e ao ex-craque de futebol.
    Em entrevista à revista "Quem", Zeca não negou nem confirmou os boatos.
    “Eu sei do que você está falando e é sobre uma suposição. Falar sobre suposição é ajudar a espalhar o boato. Eu como jornalista respeito meu entrevistado e não falo sobre boatos, só sobre fatos”, disse ele.

    Igreja Universal aceita doação de garota de programa e gera polêmica

    A oferta de dinheiro, por parte de uma garota de programa, para a construção do Templo de Salomão está gerando polêmica na web. A mulher, que há 7 anos reside na Nova Zelândia, participou de uma videoconferência com o bispo Guaracy Santos, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), quando prometeu doar a renda de uma semana do trabalho em uma casa de shows de garotas de programa.
    A garota brasileira se disse disposta a fazer a doação para sair do seu estado de miséria. “Eu acredito naquilo que o bispo (Edir) Macedo disse que todos que fizerem a doação e contribuírem com o templo vão ficar rico. Eu acredito que não vou continuar com essa vida, bispo, tenho certeza”, relatou a mulher para o bispo.
    Guaracy Santos aceitou a proposta, diante de uma “oferta sincera”. “Vai ser um diferencial daquilo que você precisa para mudar de vida, porque você se mostrou disposta a construir casa pra Deus. Deus vai construir casa pra você”, assegurou o bispo.
    A polêmica recai sobre a prosperidade material e a tentativa de legitimar o trabalho da prostituição frente a uma contribuição ao Reino. Para o teólogo presbiteriano e pastor, Augustus Nicodemus, “o maior problema não é o fato de que ela faz ofertas para fins ‘evangélicos’, mas como ela encara a prostituição – algo que foi ‘obrigada’- a fazer para conseguir ganhar a vida, desta forma querendo legitimizar, aquilo que ela e todos nós sabemos que é contra a vontade de Deus”, disse.
    (com agências)

    Candidatos traçam estratégias para o 1º debate na TV

    Chegou o dia de os adversários na disputa pela Prefeitura de Fortaleza ficarem cara a cara para discutir o futuro político da Capital. A TV O POVO realiza neste domingo (29), a partir das 18 horas, o primeiro debate televisivo entre os candidatos. Os concorrentes dizem estar tranquilos, mas cada um já traça estratégias para se dar bem no confronto.
    Candidato que deverá ser um dos principais alvos de críticas, o petista Elmano de Freitas – apoiado pela atual prefeita, Luizianne Lins – aliviou a agenda da véspera para “relaxar e se concentrar”, conforme adiantou o coordenador da campanha, deputado estadual Antônio Carlos (PT). “Ele vai ter umas 24 horas para ficar tranquilo, dar uma estudada geral”, explicou.
    Experiente em situações desse tipo, Inácio Arruda (PCdoB) fará atividades na manhã de domingo, mas “depois de meio-dia, ele vai tomar banho dar uma repassada geral nos dados” sobre Fortaleza, disse o também coordenador de campanha Luiz Carlos Paes (PCdoB).
    Entre os demais participantes, a ordem é evitar ataques. “Esse debate do início é muito importante para os candidatos, primeiro, se apresentarem e discutirem os principais problemas em pauta. Não vou fazer confronto nem agora, nem daqui pra frente”, promete o candidato Roberto Cláudio (PSB), que tem como principal cabo eleitoral o governador Cid Gomes, do mesmo partido.
    Fazer críticas duras, sem focar em adversários específicos, também será o mote de Moroni Torgan (DEM) e Renato Roseno (Psol). Esse último tentará demarcar que parte dos concorrentes apoiou politicamente a gestão da qual hoje se opõem, afirmou o coordenador da campanha, João Alfredo (Psol).
    Já o candidato do DEM se prepara para possíveis críticas sobre o fato de ter passado temporada em Portugal, longe dos problemas de Fortaleza. “Mas, e quem esteve aqui o tempo todo, resolveu alguma coisa?”, questionou o assessor de imprensa e marketing de Moroni, Erivelto de Sousa.
    (O POVO)

    sábado, 28 de julho de 2012

    "Quem te viu, quem te vê, Maracanaú!"

     
     
    FONTE: BLOG DO VOLTAIRE XAVIER
    Maracanaú está em festa!

    A democracia toma conta do município que detém o segundo PIB [Produto Interno Bruto] mais importante do Ceará.

    Pois bem! Na manhã desse sábado (28), no bairro Pajuçara, testemunhamos o grito de dever cumprido por parte do prefeito Roberto Pessoa (PR).

    Durante caminhada pelas ruas do bairro, o seu candidato a prefeito Firmo Camurça/foto (PR) conversou com os moradores e pôde sentir a vibração em torno de sua candidatura. O seu companheiro de chapa é o ex-secretário de Obras, Carlos Bandeira.

    A sua coligação possui 15 partidos aliados, inclusive contando com a participação do PT, PCdoB, PV e PDT. Sem sombra de dúvida, é um candidato que tem respaldo suficiente para seguir avançando ainda mais. A administração do prefeito Roberto Pessoa fez muito por Maracanaú. Basta perceber e comparar a atual gestão com o passado. Realmente, "quem te viu, quem te vê, Maracanaú!".

    Estivemos lá juntamente com a equipe da Agência Casa de Taipa, nossa mais nova casa profissional, e acompanhamos tudo de perto. Maracanaú realmente mudou e não pode retroceder.

    Vale frisar que o candidato da oposição é o ex-prefeito Júlio César, que governou o município diversas vezes e disputa a eleição pelo PSD. Resta saber se o mesmo terá fôlego suficiente para derrotar o postulante apoiado pelo grande tocador de obras Roberto Pessoa, político sério, idealista e com a moral lá em cima.

    Então, é isso aí! No dia 07 de outubro, Maracanaú vota 22 para continuar avançando. E a juventude também. Segundo dados da Secretaria de Juventude, o município possui cerca de 64% de jovens.

    Enfim, lembre-se: "Juventude 22 com Firmo Confirma!"

    Marina diz que governo brasileiro tentou 'apequenar' sua participação na cerimônia olímpica

    Ex-ministra ofuscou a participação de Dilma e chorou ao saber da reação da presidente

    Adriana Carranca - Enviada Especial a Londres

    LONDRES - Em entrevista ao Estado, em Londres, Marina Silva disse que o governo brasileiro tentou "apequenar" a sua participação na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2012, ontem, "em uma disputa política". A ex-ministra chorou ao saber sobre a reação da presidente Dilma Rousseff e de ministros e disse que a equipe de Dilma "não sabe separar as coisas."

    Marina Silva segura bandeira ao lado de Muhammad Ali e Ban Ki Moon. - Jonne Roriz/AE
    Jonne Roriz/AE
    Marina Silva segura bandeira ao lado de Muhammad Ali e Ban Ki Moon.

    A convite do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (Locog), Marina entrou carregando a bandeira olímpica na festa de abertura do evento, ao lado de nomes como Haile Gebrselassie, Ban Ki Moon, Shami Chakrabarti e Muhammad Ali. Ela é reconhecida internacionalmente por sua luta em defesa do meio ambiente. A situação gerou constrangimento, porque Marina é adversária política de Dilma, cuja presença como presidente do país que será a próxima sede dos Jogos Olímpicos foi ofuscada pela ex-ministra.

    "Não acho que a gente deve apequenar isso em uma disputa política. Aqui é o interesse maior do Brasil. Isso me entristece", disse Marina, no Hotel Corinthia, onde está hospedada a convite do Locog, na capital londrina. A ex-ministra disse que esperava apoio da comitiva brasileira e, principalmente, da presidente Dilma para a sua participação. "Meu apelo é para a presidente Dilma: que a causa que eu represento, e ali não era eu como figura política, não seja uma afronta para o Brasil, que seja uma dádiva. Porque eu tenho tanto respeito pelo Brasil pela nossa história e a presidente Dilma sabe como, na minha divergência, eu sou leal. As pessoas com quem eu convivi durante 30 anos não são meus inimigos. Do mesmo jeito que eu fico feliz de ver as autoridades brasileiras cumprindo seu papel num evento dessa magnitude, eu imaginava que, nesse momento, eles não misturariam as coisas. Eu estou aqui em nome de uma causa que na história do Brasil é de todos nós. Começou lá atrás com o Chico Mendes e o presidente Lula, como companheiro do Chico Mendes, tem participação nisso."

    O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ironizou a participação da ex-ministra no evento dizendo que o motivo foi o fato de que "Marina sempre teve boa relação com as casas reais da Europa e com a aristocracia europeia". Os dois são inimigos políticos desde que bateram de frente nas discussões sobre o Código Florestal. Marina, no entanto, preferiu "relevar" as declarações do ministro. E disse que gostaria que Rebelo "entrasse no espírito olímpico sugerido por aquela cerimônia". "Não quero apequenar esse momento com qualquer tipo de desconstrução da grandiosidade de saber que o Brasil é uma referência na luta ambiental pelo mundo. Desconsiderar isso é o mesmo que desconsiderar toda a contribuição dada pelo PT na construção da democracia brasileira", reagiu."Eu estava ali pela causa que defendemos do desenvolvimento sustentável, quando digo defendemos, falo de todos aqueles que acreditam que o mundo precisa mudar. Não sou oposição ao governo da presidente Dilma, eu apenas tenho uma posição. Mas há quem não entenda assim."

    Segundo Marina, o convite do Locog para participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres também a surpreendeu. Os organizadores a sondaram no domingo para saber se concordaria com o uso de sua imagem no evento e apenas na terça-feira confirmaram como seria a sua participação. Marina desembarcou em Londres na quinta-feira. Sobre manter segredo, disse que foi instruída pelo Locog. "Eu fiz como eles me disseram. Falei apenas com meus filhos e marido e pedindo a eles segredo. Não tinha como revelar isso ao governo, a ninguém. Foi um pedido", disse. "Vim para cá com o espírito olímpico de lutar pelo Brasil, pela paz, pelo desenvolvimento sustentável e eu posso te dizer que quando passei ali diante das autoridades, eu senti uma boa dose de orgulho de saber que nesses 500 anos de história do Brasil nós tínhamos eleito a primeira mulher presidente da República. Era esse espírito que estava ali presente." Marina disse que as críticas do governo não importam. "O mais importante é que estou fazendo meu trabalho. E isso ficará como legado para o Brasil."

    Oito pessoas morrem em queda de avião

    Oito pessoas morreram com a queda de um avião bimotor em Juiz de Fora (MG). O acidente aconteceu na manhã deste sábado. Não houve sobreviventes.
    A aeronave levava executivos e funcionários da empresa Vilma Alimentos, que fica em na cidade mineira de Contagem. A caixa preta foi localizada e vai auxiliar nas investigações sobre as causas do acidente. As informações são do site Terra.

    Ex-deputado Roberto Jefferson passa bem após cirurgia para retirada de tumor

    Durou oito horas a cirurgia a que foi submetido neste sábado, 28, o advogado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, 59 anos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul da capital fluminense. A intervenção começou às 7h, para retirada de um tumor no pâncreas e transcorreu dentro do previsto, sem qualquer anormalidade, de acordo com o boletim médico assinado pelos médicos José de Ribamar Saboia, Alexandre Prado de Resende e Áureo Ludovico de Paula.
    Segundo eles, o procedimento teve uma complexidade acima do usual, por causa de uma cirurgia bariátrica prévia. “A cirurgia realizada foi uma gastroduodenopancreatectomia cefálica (retirada de parte do estômago, parte do pâncreas, duodeno e parte do canal biliar). Além disso, os médicos retiraram os linfonodos regionais (gânglios linfáticos)”. A cirurgia bariátrica (redução de estômago) a que o ex-deputado foi submetido em 2000 teve que ser desfeita pelos médicos.
    A coleta de material na hora da cirurgia indica que o tumor não é maligno. “O resultado preliminar do material cirúrgico, feito pelo patologista Wilhermo Torres, foi de tumor papilar mucinoso ductal, com displasia de baixo grau. Isso quer dizer, que neste exame inicial não há sinais de malignidade. Será necessário aguardar o resultado definitivo da análise do material e o exame imuno-histoquímico para a conclusão do diagnóstico”, diz o boletim.
    O ex-deputado Roberto Jeferson é réu no julgamento do mensalão previsto para começar na próxima quinta-feira, 2, no Supremo Tribunal Federal.
    (Agência Brasil)

    Londres 2012: Thiago Pereira fica com a prata na prova de 400 metros medley

    Thiago Pereira chega em segundo lugar na prova de 400 metros medley, conquistando a medalha de prata para o Brasil. O americano Ryan Lochte venceu a disputa com a marca de 4 minutos, 5 segundos e 18 centésimos. Só neste sábado, 28, o Brasil conquistou três medalhas, em Londres.
    O japonês Kosuke Hagino levou o bronze. O americano Michael Phelps, outro favorito na prova, chegou em quarto lugar. As informações são da BBC Brasil.
    Acompanhe a cobertura de Londres 2012 no portal Esportes O POVO.

    O judô brasileiro faz história em Londres: Sarah Menezes conquista ouro inédito


    A judoca Sarah Menezes venceu no início da tarde deste sábado (28) a romena Alina Dumitru. Sarah é a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro no judô nas Olimpíadas. Mais cedo, Felipe Kitadai conquistou a medalha de bronze, derrotando o italiano Elio Verde.
    (Agência Brasil, com informações da BBC Brasil)

    Quadrilha explode caixa eletrônico do Bradesco em Ibaretama

    “Um caixa eletrônico do Bradesco, localizado em um posto avançado, foi alvo de explosão no município de Itarema, na madrugada deste sábado, 28. A ação foi realizada po quadriolha , que continua foragida. O posto do banco fica localizado no distrito de Almofala.
    Segundo informações da 3ª Companhia do 9º Batalhão da Polícia Militar, a ação aconteceu por volta de 3h30min. Segundo a PM, o vigia do local foi rendido por dois homens armados, que chegaram em uma motocicleta. Um carro modelo Gol de cor branca dava apoio à ação. No veículo, havia pelo menos três homens.
    Ainda conforme a Polícia Militar, a dupla que fez a abordagem teria usado uma grande quantidade de explosivos, que danificou o caixa eletrônico. Os homens não conseguiram retirar dinheiro do equipamento.
    Policiais de Itarema, Acaraú e Itapipoca estão fazendo buscas na região para capturar os assaltantes.”
    (O POVO Online)

    Aeronave cai perto do aeroporto de Juiz de Fora, em MG

    Bombeiros informaram que sete corpos foram localizados.
    Acidente com bimotor aconteceu na manhã deste sábado (28).

    Um avião bimotor caiu na manhã deste sábado (28) em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais. De acordo com as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, às 10h50, sete corpos já haviam sido localizados. Os militares informaram que estão tentando confirmar quantas pessoas embarcaram para ver se prosseguem as buscas ou encerram.
    O avião caiu em uma área de difícil acesso próxima ao aeroporto da cidade. Segundo a Polícia Militar, a aeronave explodiu ao tocar o solo. Os bombeiros informaram que no horário do acidente havia neblina na região.

    Estudante 'elimina' 40 kg em dez meses e se diz 'curada'

    Tadeu MeniconiDo G1, em São Paulo

    Lívia Almeida, de Floriano (PI), perdeu peso só com dieta e exercícios.
    Motivação veio após viagem com amigos para a praia.

    A estudante de direito Lívia Almeida se lembra bem de um dos episódios mais difíceis de quando fez dieta para perder peso.
    Um dia, uma terça-feira, seu namorado trouxe uma porção de batatas fritas. Mas Lívia só se permitia comer batatas fritas, seu prato predileto, nos fins de semana. Chorou muito, mas resistiu à tentação.
    Hoje Lívia conta o caso rindo e já abre mão da regra para comer uma batata frita ou outra nos dias de semana. Se agora ela se dá esse luxo, é porque a dieta funcionou. Ao longo de dez meses, a jovem de Floriano (PI) perdeu 40 kg.
    Aliás, Lívia não “perdeu”, e sim “eliminou” 40 kg. “Porque quem perde acha, e eu não queria achá-los mais de forma alguma”, brincou.
    Você no bem estar (Foto: Arquivo pessoal)Imagens mostram o antes e depois de Lívia Almeida,
    que "eliminou" 40 kg (Foto: Arquivo pessoal)
    A piauiense começou a dieta há cerca de dois anos, quando chegou a seu peso máximo, que foi 98 kg. Lívia, que mede 1,74 m, estava com 58 kg dez meses mais tarde. Desde então, um ano se passou, e a jovem agora tem 60 kg – a diferença são 2 kg de massa magra, segundo ela. “Eu estou curada, [a obesidade] é uma doença”, afirmou.
    Viagem foi motivação
    Lívia se orgulha de nunca ter recorrido a medicamentos – ela só precisou de motivação. Os amigos da faculdade iam para uma praia no Rio Grande do Norte, e a jovem quis perder peso para melhorar o visual.
    O objetivo inicial era eliminar 5 kg. A gordura foi embora, mas a vontade ficou. Só no primeiro mês, a diferença foi de 9 kg. “Eu já tinha ido ao endocrinologista várias vezes. Ele queria me dar o incentivo, mas eu não tinha o incentivo de mim mesma”, contou.
    A mudança de hábitos começou pelos alimentos. Lívia reduziu as porções nas principais refeições, cortou as frituras do dia a dia, parou de tomar refrigerantes e passou a comer de três em três horas – com frutas ou barras de cereais preenchendo os intervalos. Os exercícios físicos, como caminhada e aeróbica, também fizeram parte do processo de reeducação. “Sua autoestima aumenta que eu não tenho nem palavras. A balança, que era sua inimiga, passa a ser sua aliada”, disse.

    Demóstenes causa constrangimento e quer ficar invisivel

     

    De volta ao Ministério Público de Goiás após ausência de 13 anos, Demóstenes Torres causa constrangimento aos colegas. Promotores ouvidos pelo repórter Vinicius Sassine contam que viraram alvos de piadas de réus acusados pela instituição que abriga um senador cassado por envolvimento com Carlinhos Cachoeira.
    Com salário de R$ 24 mil mensais, Demóstenes cumpre, desde sexta-feira (20), um expediente flexível. Faz o seu próprio horário. Dá preferência às manhãs. Para escalar o gabinete, assentado no terceiro andar do prédio do MP, sobe por elevador lateral, pouco usado e com acesso à garagem.
    Presidido por Benedito Torres Neto, irmão de Demóstenes e, como ele, personagem dos grampos da Operação Monte Carlo, a Promotoria de Goiás armou ao redor do ex-senador um cinturão de corporativo silêncio. Não informa a quantas anda o procedimento disciplinar aberto contra ele. Recusa-se a esclarecer de que tratam os processos confiados ao promotor Demóstenes.
    Diz-se que o amigo de Cachoeira pediu para ser deslocado do setor criminal, onde fez carreira e fama, para área cível. Nesta quinta (26), de volta ao trabalho quatro horas e meia depois de ter saído para o almoço, Demóstenes foi abordado pelo repórter. Reagiu assim: “Não falo com vocês, de jeito nenhum. Sem chance.” É como se almejasse a invisibilidade do esquecimento. Sem chance.

    Ministério Público reage à intimidação contra Promotor de Justiça em Pedra Branca

    O Ministério Público do Estado do Ceará, em reunião realizada nesta sexta-feira (27/07), na sede da Procuradoria Geral de Justiça, com representantes do Núcleo de Segurança Institucional (Nusit) e da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), deliberou uma série de manifestações visando ações ostensivas e preventivas em busca da proteção dos membros da Instituição ministerial.
    Em relação ao recente caso ocorrido na comarca de Pedra Branca, em que houve disparos de arma de fogo dirigidos contra a residência oficial do promotor de Justiça João Pereira Filho, foram definidas algumas vertentes de trabalho, dentre elas: a formação de um grupo de atuação composto por promotores de Justiça conhecedores dos principais problemas identificados naquela região para reforçar o trabalho da Promotoria de Justiça.
    Este grupo se deslocará ao município de Pedra Branca e instaurará um procedimento para investigar o caso, em conjunto com as Polícias Civil e Militar. Também será verificada a estrutura da residência e a possível mudança do local. O promotor de Justiça já conta com segurança policial particular. Preventivamente, os integrantes do Nusit estruturarão um trabalho constante de inteligência e estabelecerão um procedimento padrão para os casos de segurança institucional.
    Em âmbito estadual, o procurador-geral de Justiça marcou, para o final da tarde de hoje (27/07), uma reunião com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Bezerra; o comandante Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Werisleik Pontes Matias; o superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas; e agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública.
    Nesta segunda-feira, 30/07, também está agendada uma reunião entre o procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, e o superintendente Regional da Polícia Federal no Ceará, delegado Sandro Luciano Caron de Moraes, com a finalidade de tratar sobre o assunto de forma a garantir a ordem constitucional.

    sexta-feira, 27 de julho de 2012

    Boatos no Rio de Janeiro sobre a candidatura de Gony Arruda a presidência do Flamengo

    Vários twetters de torcedores do Flamengo dão conta da possível candidatura do Secretário de Esporte do Ceará, Deputado Gony Arruda, à Presidência do clube rubronegro. A onda de boatos começou nesta quinta-feira, mesmo dia em que o ex-presidente, Márcio Braga, dava entrada no Conselho Deliberativo num pedido de impeachment da presidenta Patrícia Amorim. Gony, no entanto, cumpriu agenda normal de governo no município de Sobral com as Olimpíadas Escolares do Ceará.

    Comerciante reage a assalto e mata dois em Sobral

    Um comerciante reagiu a um assalto, na tarde de hoje, e matou duas pessoas, entre elas dois adolescentes. Outras duas pessoas ficaram feridas em estado grave.
    O crime aconteceu quando cinco homens anunciaram o assalto a uma loja no bairro Campo dos Velhos. O proprietário reagiu efetuando os disparos. Dois suspeitos, um adolescente de 13 e outro de 15 anos, morreram no local do crime. Outros dois assaltantes ficaram feridos e foram socorridos para a Santa Casa de Misericórdia. O quinto acusado conseguiu fugir.

    Depois de Demóstenes, a vez do irmão

    “Chegou à Procuradoria-Geral da República o relatório da Polícia Federal que traz indícios da participação do procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres, nos negócios de seu irmão, Demóstenes, e do bicheiro Carlinhos Cachoeira.
    O caso, que já era investigado disciplinarmente no âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), vai agora ganhar contornos criminais.
    No relatório enviado, a PF pede que a Procuradoria faça as “diligências que entender cabíveis” para apurar se Benedito usou o cargo de chefe do Ministério Público de Goiás para perseguir adversários do bicheiro e ajudar aliados.”
    (Coluna Radar – Veja Online)

    Grupo de promotores de Justiça vai a Pedra Branca investigar atentado contra colega

    Depois de um atentado contra a residência oficial de um promotor de Justiça, na madrugada desta quinta-feira, 26, o Ministério Público do Ceará (MPCE) deliberou uma série de manifestações, visando ações ostensivas e preventivas. Segundo o órgão, as ações pretendem proteger os membros da Instituição. Um grupo de atuação composto por promotores de Justiça vai se deslocar ao município de Pedra Branca para instaurar um procedimento para investigar o caso, em conjunto com as Polícias Civil e Militar. Segundo o MPCE, o promotor de Justiça já tem um segurança policial particular.
    Preventivamente, será estruturado um trabalho constante de inteligência e estabelecido um procedimento padrão para os casos de segurança institucional. Além disto, em âmbito estadual, o procurador-geral de Justiça marcou, para o fim da tarde desta sexta-feira, 27, uma reunião com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Bezerra; o comandante Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Werisleik Pontes Matias; o superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas; e agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública.
    Na próxima segunda-feira, 30, também está agendada uma reunião entre o procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, e o superintendente Regional da Polícia Federal no Ceará, delegado Sandro Luciano Caron de Moraes, com a finalidade de tratar sobre o assunto de forma a garantir a ordem constitucional.
    O caso
    Segundo informações do Comandante do Batalhão Provisório da Polícia Militar de Pedra Branca, tenente Cavalcante, o promotor estava em casa e ouviu os disparos, na madrugada da última quinta-feira, 26,. A vítima imaginou que o barulho fosse de fogos de artifício.
    Durante o dia, porém, a empregada encontrou três projéteis na entrada da residência. A caminhonete do promotor apresentava marcas de tiros no para-choque. Uma perícia foi realizada no local, e a Polícia investiga o caso.
    (O POVO Online)

    quinta-feira, 26 de julho de 2012

    Município do noroeste gaúcho nunca teve disputa eleitoral para prefeitura

    Vitor Abdala
    Repórter da Agência Brasil

    Rio de Janeiro – Com 16 anos de existência, o município de Mato Queimado, no noroeste do Rio Grande do Sul, nunca passou por uma disputa eleitoral para a prefeitura. Desde a primeira eleição municipal, em 2000, nunca houve dois candidatos ao cargo de prefeito, restando ao concorrente único apenas cumprir a formalidade e assumir o comando do município.

    A cidade, situada a 480 quilômetros de Porto Alegre, tem apenas 1,8 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e se emancipou-se em 1996 de Caibaté. Desde então, adotou um modelo político singular. Segundo o prefeito Orcelei Dalla Barba, antes das eleições as lideranças políticas dos quatro partidos existentes na cidade (PT, PMDB, PTB e PP) se reúnem e decidem quem vai governar o município.

    O escolhido é inscrito, então, como candidato único para disputar as eleições municipais. Além disso, nunca houve qualquer candidato de oposição na disputa pelas nove vagas da Câmara Municipal. Os vereadores sempre disputam sob uma coligação única, que envolve os quatro partidos. O prefeito explica que a ideia de se ter um consenso em torno de uma única candidatura vem desde a época em que Mato Queimado buscava a emancipação.

    “Tinha-se um histórico do município mãe [Caibaté] e nos municípios da região havia muita disputa política, de muita desavença entre as comunidades em função da disputa política. Queríamos construir algo diferente. Juntamos as lideranças partidárias e entramos em um consenso. E esta já é a quarta eleição na forma consensual, onde não há rivalidade política e onde há respeito mútuo entre os partidos”, explicou Orcelei Dalla Barba.

    Segundo ele, o processo de escolha do candidato único está aberto à população e ressaltou que 40% do eleitorado local são filiados a algum partido político. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS), apenas 8% dos eleitores deixaram de votar nas eleições municipais de 2008 e 10% votaram nulo ou em branco – o que demonstra que 82% dos eleitores compareceram às urnas e apoiaram seu nome, explica. Nas duas eleições anteriores, a maioria da população também havia votado em seu antecessor, Nelson Hentz, que também será seu sucessor, pois é o único a disputar as eleições deste ano.

    “Existe um percentual pequeno da população, de pessoas que entendem que deveria se ter uma abertura e uma oportunidade de escolha com dois ou mais candidatos”, disse Dalla Barba. Segundo ele, caso algum eleitor não esteja satisfeito, existe a possibilidade de concorrer por outro partido.

    Para o paranaense Flavio Artur Birck, de 41 anos, proprietário de um posto de gasolina na cidade, esse é um modelo político ideal, porque não há brigas entre os políticos e a cidade funciona bem. “É muito bom. Somos um lugar pequeno. Não sei se existe outro município no país que faz o que a prefeitura daqui faz pelo contribuinte”, conta ele que mora em Mato Queimado desde 1981,.

    Em relação aos vereadores, o morador conta que é comum os candidatos fazerem campanha batendo de porta em porta. Nesta eleição, são 12 candidatos. Todos da mesma coligação, “União por Mato Queimado”, que reúne.

    Já José Ori Paiva, que nasceu na área onde hoje é Mato Queimado há 45 anos e trabalha na Câmara Municipal, concorda que o consenso em torno de uma candidatura é benéfico porque evita rachas políticos que possam prejudicar a comunidade, mas pondera. “Politicamente, se perde um pouco da democracia. Talvez não seja da vontade de todos os moradores ter o candidato tal a prefeito. Depois de aberto, livre [o processo], poderia ter outros candidatos.”

    Para o pesquisador Geraldo Tadeu Monteiro, diretor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), a falta da existência de oposição política em Mato Queimado é realmente um problema para a democracia.

    “Nos municípios onde há maior competição política, abre-se espaço para que os problemas sejam debatidos de forma mais aberta. Quanto maior a competitividade do sistema, melhor para a população, para que o poder público sofra mais pressão, fiscalização e vigilância. Isso é uma regra geral”, explicou.

    Segundo ele, a inexistência de uma oposição na Câmara dos Vereadores torna a situação ainda mais problemática. “A função das oposições nos regimes democráticos é muito de fiscalizar e criticar as ações do governo, exercendo certa função de controle sobre o poder. E se o sistema não permite a existência da oposição, ele continua operando de modo próprio, sem nenhum controle da população, que favorece todo tipo de arranjo.”

    O município de Mato Queimado tem uma economia majoritariamente agrícola e um Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), de 0,739 (segundo dados de 2009). O índice, medido pela Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, avalia a educação, a saúde, a renda e o saneamento de cada um dos 496 municípios gaúchos.

    O Idese de Mato Queimado, que está abaixo da média estadual de 0,776, coloca o município na 132ª posição. Mesmo comparando apenas com os 11 municípios da microrregião de Cerro Largo, onde se situa a cidade, o Idese de Mato Queimado está abaixo da média, de 0,757, e é apenas o sétimo colocado, atrás de Caibaté, que tem índice de 0,746.

    Segundo a prefeitura, o município tem quatro escolas públicas (sendo duas municipais) e cinco postos de saúde, que atendem a pequenas emergências. Caso haja problemas médicos mais graves, o município mantém convênios com hospitais em municípios vizinhos maiores e três ambulâncias para transportar os pacientes.

    De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 620 casas do município, 601 são conectadas a uma rede de abastecimento de água e 615 têm energia elétrica. O Produto Interno Bruto (PIB) per capita alcança R$ 13.431, e a renda média per capita nas famílias, R$ 573.

    Edição: Talita Cavalcante

    INDERERIMENTO!

    quinta-feira, 26 de julho de 2012

    A juíza titular da 15ª. Zona eleitoral, do Município de Icó (CE), Dra. Lia Sammia Sousa Moreira, atendendo pleito do Ministério Público Eleitoral – Dr. Luciano Tonet e da Coligação Mudança com Honra e Coragem – através do Candidato Jaime Júnior (DEM), publicou ontem (25\07) no mural do Cartório Eleitoral, “sentença” que confirmou o “indeferimento” para concorrer ao pleito eleitoral de 2012, como candidatos a vereador, os seguintes cidadãos, todos atuais vereadores icoense(s), com espeque na Lei Complementar nº. 135/2010 (Ficha Limpa): Marconiêr Mota, Evandro Juvino, Ricardo Nunes e Flamarion Pereira.


    Os vereadores tiveram suas prestações de contas, quando no exercício da presidência da câmara municipal de Icó e\ou secretário municipal, desaprovdas pelo Tribunal de Contas dos Municípios - TCM\Ce.

    O tenente da polícia militar, Juvenal Mulato, foi indeferido, por entender o MPE, que não houve desincompatibilização de suas funções militares, dentro do prazo legal.

    Cabem recursos ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE, em Fortaleza, para novo análise judicial.

    O candidato a prefeito pelo Democratas – DEM, Jaime Júnior, também foi impugnado pelo Ministério Público Eleitoral, com assento em Icó, com fundamento na Lei Complementar nº. 135/2010 (Ficha Limpa). Ou seja, contas de governo desaprovadas pelo TCM\Ceará.
    O processo de Jaime Júnior ainda encontra-se em análise. A justiça eleitoral icoense garante que vai cumprir todos os prazos, previstos em lei, para despachos e decisões.



    O candidato ao prefeito de Icó, Marcos Nunes (PMDB), já teve sem empecilhos, o seu registro "deferido" pela justiça eleitoral.
     
    FONTE: BLOG DE FABRÍCIO MOREIRA

    Vara da Família de Sobral determina 110 prisões por dívidas da pensão alimentícia


    “A Vara de Família e Sucessões da Comarca de Sobral (a 250 km de Fortaleza) determinou, durante correição interna, 110 prisões por dívida alimentícia. O procedimento, coordenado pelo juiz César Morel Alcântara, possibilitou também 1.068 despachos e 119 sentenças.
    No total, foram realizados 2.129 expedientes, entre mandados de citação e intimação, alvarás, cartas precatórias e publicações no Diário da Justiça Eletrônico. Essa foi a primeira etapa da correição, que analisou, principalmente, processos envolvendo execuções de alimentos.
    A medida ocorreu em dois períodos, de 3 a 6 e de 16 a 20 deste mês. A segunda fase está marcada para o intervalo entre 30 de julho e 17 de agosto de 2012. Na ocasião, as atividades serão voltadas às ações de alimentos.” Com informações do TJ do Ceará.

    Há desembargadores ganhando supersalários. TJ do Ceará também está na lista

    “Desde que os tribunais brasileiros foram obrigados a divulgar suas folhas de pagamento evidenciou-se uma situação até sabida, mas nunca oficializada: o pagamento de supersalários. Dentre os magistrados e servidores públicos do Judiciário que recebem vencimentos acima do teto constitucional, os desembargadores dos tribunais de justiça do país são os que mais se beneficiam. Dos 91 tribunais do país, 39 publicaram suas informações na internet até ontem (domingo, 22), conforme as regras estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça.
    Dos 27 tribunais de justiça do país, 15 publicaram seus salários, até ontem. No Tribunal de Justiça do Amazonas todos os 19 desembargadores receberam, em junho, acima do teto constitucional. A média foi de R$ 57,2 mil no mês. Nestes casos, os valores são aumentados devido ao pagamento da Parcela Autônoma de Equivalência (PAE), que são passivos trabalhistas derivados de vantagens eventuais e adiantamento do 13º salário.
    Entre os desembargadores, a campeã foi Maria das Graças Figueiredo, com o valor de R$ 79.036,57. No entanto, duas juízas lideraram a folha de pagamento da Corte. As juízas de Direito Mônica Raposo e Luiza Marques receberam como rendimento líquido, incluindo gratificações e indenizações, R$ 100,6 mil, sendo que desse total, R$ 57,89 mil são de vantagens eventuais, que incluem adicionais, horas extras, plantões e férias, dentre outros.
    Em junho, o Tribunal de Justiça de São Paulo pagou a seus desembargadores, em média, salários de R$ 48,9 mil. O valor é calculado com base nos vencimentos líquidos mais as indenizações recebidas. Alguns desembargadores chegaram a receber mais de R$ 34 mil somente com o salário. Neste período, o desembargador Antônio Carlos Machado teve como salário líquido o valor de R$ 55,9 mil, incluindo indenizações.
    TJ DO CEARÁ
    Já no TJ do Ceará, grande parte dos desembargadores do Estado receberam, em junho, valores muito superiores ao teto constitucional. No entanto, é complicado calcular quem recebeu os maiores vencimentos porque a tabela foi publicada em formato PDF, que não permite a manipulação dos dados, no sentido de organizá-los para que a informação seja melhor entendida.
    Mas o TJ do Ceará não está sozinho. Todas as tabelas publicadas pelos tribunais e consultadas pelo Congresso em Foco não seguem a determinação da Lei de Acesso a Informação que obriga a publicação a ser feita em formato aberto, ou seja, aquele que que permite ao cidadão extrair a informação que deseja. Da forma como as listas foram publicadas, não é possível fazer o cruzamento de dados para, por exemplo, saber quem é o desembargador que recebe o maior salário do país. A resolução do CNJ, porém, não faz menção ao tipo de formato que as publicações devem ter.
    * Dp Congresso em Foco leia aqui.

    Brasil vence Egito na estreia nos Jogos Olímpicos

    A seleção brasileira de futebol masculino estreou com vitória nos Jogos Olimpícos, ao derrotar o Egito por 3 a 2, nesta quinta-feira, 26, no estádio Millenium de Cardiff.
    Os jogadores tiveram uma atuação impecável no primeiro tempo e abriram vantagem por 3 a 0. Os gols foram de Rafael, Leandro Damião e Neymar. Na etapa final, os adversários Mohammed Abou Treika e Mohamed Salah marcaram para a seleção egípcia. As informações são da AFP.
    Acompanhe a cobertura de Londres 2012 no portal Esportes O POVO.

    Quebra de safra no Ceará chega a 87%

    “Sem chuvas regulares desde o segundo semestre do ano passado, os estados do Nordeste contabilizam perdas na agricultura e na pecuária. No Ceará, houve redução de 87% na safra de grãos de 2012, em comparação com 2011. Na Bahia, a produção do leite já apresenta queda de quase um terço, representando diminuição de 1,5 milhão de litros por dia. Produtores de Pernambuco também enfrentam perdas.
    Desde setembro de 2011, não chove regularmente no semiárido nordestino. A seca atual já é considerada a pior dos últimos 30 anos e atinge cerca de 8 milhões de pessoas na região, de acordo com dados do Ministério da Integração Nacional. Um total de R$ 2,7 bilhões foram liberados pelo governo federal para serem aplicados em ações emergenciais para amenizar as consequências da estiagem.
    Atualmente, cerca de 700 mil agricultores distribuídos por 800 municípios nordestinos recebem recursos do Bolsa Estiagem, que paga R$ 400,00 a cada família, em até cinco parcelas.
    Dos 178 municípios do Ceará, 162 tiveram perda de mais de 50% na produção de grãos, segundo dados do Comitê de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Ceará. Os grãos mais cultivados no estado são feijão, milho, mamona, arroz e algodão.
    A pecuária também vem sofrendo as consequências da estiagem prolongada no Nordeste. Sem chuva, os pastos secaram e falta alimento para os animais. Os mais prejudicados são os pequenos produtores nordestinos que praticam a pecuária semiextensiva. No Ceará, o volume de chuvas entre os meses de março e junho no semiárido foi, em média, 47% menor que em 2011 e os pastos secaram.”
    (Agência Brasil)

    Livro aborda importância do Dnocs na formação de profissionais


    O professor Melquíades Pinto Paiva doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, lançará, às 16 horas da próxima segunda-feira, o livro “” A Universidade das Caatingas”. O ato ocorrerá no auditório do Dnocs. O autor já publicou mais de 300 trabalhos, entre livros, artigos e outros. A obra tem prefácio do doutor em Economia pela Universidade de Campinas, Otamar de Carvalho.
    No livro, o professor Melquíades Pinto aborda a importância do DNOCS na formação de profissionais nas diversas áreas das ciências: Geologia, Engenharia Civil, Engenharia de Pesca e outros segmentos. O autor baseia-se na importância desses ensinamentos, principalmente nos dois períodos nos quais a Inspetoria de Obras Contra as Secas ( IOCS) e a Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS) tiveram como dirigente maior o engenheiro Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa, nos anos de 1909-1912 e de 1920-1927.

    Sequestradores pediram R$ 2 milhões, revela empresário Porcino Júnior



    Empresário Porcino Júnior se emociona ao falar do sequestro do filho Popó (Foto: Joana Lima)

    O “Cafezinho com César Santos” da semana é mais do que especial: entrevista exclusiva com o empresário Porcino Júnior, pai do jovem Porcino Segundo, o “Popó”, que saiu com vida do mais longo sequestro da história no Rio Grande do Norte.

    Na sala do seu apartamento em Natal, Porcino Júnior contou todos os detalhes do sequestro, dos 37 dias de luta pela volta do filho, do diálogo com os sequestradores, do valor pedido pela quadrilha, do amor da familia e dos amigos, e da certeza de que a sua vida vai mudar a partir de agora. “Vou viver mais, viajar com meu filho, com minha família. Trabalhar menos. A vida é o bem mais precioso que temos”, disse, emocionado. Veja alguns trechos da entrevista:



    O SEQUESTRO

    “Popó pela primeira vez correu a vaquejada à duas horas da manhã. Ele estava indo para o caminhão quando foi abordado. Estava com um funcionário nosso. Eles colocaram Popó e o funcionário num carro e disseram: “vocês já sabem do que se trata.” Popó respondeu que sim. Depois, soltou o nosso funcionário e seguiu com Popó. Daí, eles rodaram muito, com Popó sem saber por onde porque estava com os olhos vendados. Trocaram de casas muitas vezes, fizeram Popó pular muro, como forma de desviar o destino. Meu filho ficou 37 dias acorrentado, tomou apenas dois banhos, teve o cabelo cortado e se alimentou muito pouco. Ele sofreu muito.”

    COMO SOUBE DO SEQUESTRO

    “Eu estava em Veneza (nordeste da Itália) quando recebi a ligação da minha família. Foi um desespero. Viajei imediatamente de volta para o Brasil. Cheguei em 24 horas. Daquele dia para cá fiquei aqui em Natal e decidi que só retornaria para Mossoró com o meu filho Popó. Fiz esse pacto com Deus. Minha mulher (Rosane Caminha) ajudou muito, meu irmão Fábio foi meu companheiro, esteve ao meu lado o tempo todo, não saiu de perto de mim um só instante. Entregamos as nossas empresas a Deus, esquecemos esse lado, porque a única coisa que interessava era a volta de Popó. Eu dizia todo dia: tanto faz ter ou não empresa, eu quero é meu filho de volta.”



    O PRIMEIRO CONTATO DOS SEQUESTRADORES

    “Eles me ligaram catorze ou quinze dias depois de levarem Popó. Foi um verdadeiro massacre, porque passamos duas semanas sem saber de nada. Antes disso houve muito trote, muita gente tentando se aproveitar da situação para obter alguma coisa. Então, no primeiro contato eu pedi para falar com meu filho e eles não deixaram. Eu disse que só negociaria alguma coisa se eu falasse com Popó, para ter a certeza que ele estava vivo, mas eles não me atenderam. Foi um sofrimento muito grande, um verdadeiro massacre a mim, a minha família e aos nossos amigos.”



    O VALOR PEDIDO PELOS SEQUESTRADORES

    “Eles começaram pedindo 2 milhões de reais. Eu disse que não tinha esse dinheiro. Eles pressionaram, mas continuei dizendo que não tinha, não tinha, não tinha. Daí, eles começaram a baixar o pedido para 800 mil, 700 mil, 300 mil, e por último aceitavam receber até 170 mil reais. Essa negociação se estendeu não foi tanto pelo dinheiro, mas sim porque eu queria ter a certeza que Popó estava vivo e eles não me davam qualquer prova para eu me acalmar. Eu dizia que só negociaria com a certeza que meu filhom estava vivo e eles se negavam a fazer o que eu pedia.”



    A PRESSÃO PSICOLÓGICA

    “Essa é a parte mais cruel. Os sequestradores ameaçavam toda hora. Diziam que mandariam os pedaços do meu filho se eu não atendesse o pedido que eles fizeram. Diziam que mandariam um pedaço da orelha, um pedaço do dedo. E depois diziam que só iriam me ligar de novo 60 dias depois. Eu pedia uma prova de que meu filho estava vivo e eles não me atendiam. Eu gritava: eu quero meu filho, deixe eu falar com meu filho pelo amor de Deus, mas eles não atendiam.”

    Mulher presa com o grupo é esposa do líder e o acompanhava no mundo do crime

    Termina o  mais longo sequestro da história do Rio Grande do Norte.
    Delegada revela que `Popó’ foi torturado
                                                      
    A delegada Sheyla Freitas, da Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) revelou, na manhã de ontem, 25, mais detalhes sobre a operação que acabou com o sequestro do estudante Porcino Fernandes da Costa Segundo, mais conhecido como Popó Porcino. A delegada também confirmou que a maioria dos acusados é do Estado do Ceará, e que esse detalhe pode ter influenciado na escolha da vítima do crime, visto que o Estado fica próximo a Mossoró, cidade onde mora a vítima e sua família.

    Outra revelação feita pela delegada foi que Popó sofreu tortura psicológica. "Houve uma tortura psicológica muito grande, ele era acorrentado, era vedado, à noite não tinha iluminação na casa. No caso, nos temos a informação de dois cativeiros, um em Pitangui, e o de Parnamirim. Porém havia mais pontos em que a polícia estava fazendo monitoramento", afirmou.

    A delegada ressaltou que a maior parte das torturas psicológicas eram praticadas por Bruna Pinho Landim, 22 anos, mulher de Paulo Vítor Lopes Monteiro, 25 anos, líder do grupo. A delegada disse que Bruna costumava dizer a seguinte frase: 'Olhe, seu pai vai ter que pagar, senão você vai morrer'. Ele (Popó) se surpreendia muito, por ela ser mulher, ele chorar tanto e ela não se comover", acrescentou a delegada.

    Sheyla Freitas conta que a participação de todos os acusados já foi confirmada, e que a polícia acredita em Paulo Vitor como idealizador do crime. "Porém, a gente está começando agora e ainda precisa investigar mais alguns dias para ter uma noção geral dos demais participantes dessa quadrilha. A princípio, ele (Paulo Vitor) é um estelionatário, já foi preso pela Polícia Federal, tem mandado de prisão para ele no Ceará por ter encomendado a morte de um vereador e de um ex-policial civil (duplo homicídio), tem passagem dele por receptação, envolvimento que ele teve num roubo, desde mais novo ele já era um menor delinquente", completou.

    Sobre o acusado que morreu e o que ficou ferido durante a operação, Sheyla afirma: "O que morreu a gente precisa ainda fazer uma identificação principal sobre ele, mas pelo fato dele usar documentos falsos já é um indício de que ele é um fugitivo. E também precisamos apurar mais sobre a vida de Anderson, que foi alvejado, mas nós já temos a confirmação da participação de todos eles no evento". Com o depoimento de Popó e as demais prisões que deverão ser feitas nos próximos dias, Sheyla conta esperar a conclusão do inquérito, dentro dos 10 dias, prazo legal, e ter todo o apurado do sequestro.

    MAIS UM SUSPEITO
    Um homem suspeito de integrar a quadrilha que realizou o sequestro do empresário Popó Porcino foi detido na tarde de ontem, 25, em um condomínio na Zona Sul de Natal. O suspeito foi conduzido para a Deicor, onde presta depoimento à delegada Sheila Freitas. A polícia chegou até o acusado após divulgação de imagem em que ele aparece em um veículo modelo Fox de cor vermelha que estaria dando suporte aos sequestradores no cativeiro em Parnamirim. (Informações DNOnline).

    ARQUIVO
    Paulo Victor Lopes Monteiro, de 25 anos, o homem apontado como o idealizador do sequestro do estudante Porcino Fernandes da Costa Segundo, 19 anos, mais conhecido pelo apelido de "Popó", possui uma extensa ficha criminal. No Ceará é responsável pela contratação de um pistoleiro para assassinar o vereador Amarílio Pequeno da Silva, matando ainda o ex-policial civil Dedé Bezerra.
    Quando foi preso em meados de dezembro do ano passado no Ceará, Paulo Vitor contou com riqueza de detalhes a trama que culminou com a morte dos ex-policiais. Pelos crimes, recebeu R$ 10 mil e pagou R$ 2,5 mil a Jonatan Marcos de Oliveira, de 22 anos, o Tiago Pernambuco, para executar Amarílio. Inclusive, ambos foram denunciados pelo Ministério Público por conta do duplo homicídio. Tiago segue preso na Penitenciária Industrial e Regional do Cariri em Juazeiro-CE, enquanto Paulo ganhou habeas corpus no final do ano.

    Paulo é filho do Coronel da Polícia Militar da reserva, Edilson Pereira Monteiro que foi comandante do 2º BPM e ficou conhecido como um policial de boa índole. O filho do coronel, porém, desde adolescente sempre se mostrou problemático e se envolveu em crimes. Paulo Vitor também é suspeito de envolvimento na morte do taxista Jordão Pinheiro de Matos em setembro de 2011.

    SEQUESTRO
    Na manhã de terça-feira, 24, Paulo Victor foi preso no desfecho do mais longo sequestro da história do Rio Grande do Norte. A polícia potiguar descobriu o local do cativeiro do estudante Porcino Fernandes da Costa Segundo, na praia de Pitangui, no litoral Norte. No confronto, o sequestrador José Erisvan ou "Cabeça", foi morto, enquanto Anderson de Souza Nascimento saiu ferido e se encontra internado.

    No imóvel usado no cativeiro foram presos os cearenses Paulo Victor Lopes Monteiro, a namorada dele, Bruna de Pinho Landim, de 22, e José Orlando Evangelista da Silva, de 42 anos, sendo este preso no Conjunto Pitimbu. Cerca de 40 policiais participaram da operação resgate da vítima que era mantida acorrentada e sob ameaças por 37 dias.

    Polícia acredita que sequestro tenha começado a ser planejado na Cadeia Pública de Mossoró

    FONTE: JORNAL MOSSOROENSE
    paulo_vitor_sequestradorO secretário-adjunto Silva Júnior, que responde pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), disse em entrevista ao O Mossoroense, na tarde de ontem, por telefone, que uma das linhas de investigação da polícia aponta que o sequestro do empresário Porcino Fernandes da Costa Segundo, Popó Porcino, 19, tenha sido planejado inicialmente na Cadeia Pública de Mossoró Juiz Manoel Onofre de Souza, onde o líder da quadrilha, identificado como Paulo Vitor Lopes Monteiro, 26, esteve preso durante nove meses.
    Paulo Vitor foi preso acusado de clonagem de cartão, segundo a direção da Cadeia Pública. Ele chegou à unidade no dia 24 de abril de 2010 e permaneceu até o dia 28 de janeiro do ano seguinte, quando foi liberado por intermédio de alvará expedido pela Vara Criminal de Assú.
    "Durante o tempo que esteve preso em Mossoró, Paulo Vitor pode ter tomado conhecimento da família Porcino, uma das mais influentes do município, e a partir de contatos com outros presos, ter despertado a ideia para um eventual sequestro. Somando-se a isso, durante o tempo em que esteve preso na Cadeia Pública, a companheira dele, Bruna Pinho Landim, residiu em Mossoró, o que pode ter levantado, também, informações para montar o plano. Nada está fora de cogitação", explicou o secretário Silva Júnior.
    Para o secretário, outras linhas de investigações também estão sendo apuradas, inclusive a identificação de outras cinco pessoas que estão envolvidas no sequestro, que deram apoio logístico à quadrilha presa. "Já solicitamos da Justiça o pedido de prisão dos outros envolvidos e nas próximas horas vamos efetuar mandados com as prisões do restante do bando", disse.
    Além de Paulo Vitor, foram presos: José Orlando Evangelista Silva, 42; Bruna Pinho Landim, 22; Anderson de Souza Nascimento e um homem conhecido como 'Cabeça', extraoficialmente identificado como José Erisvan, que morreu ao trocar tiros com os policiais na casa em Pitangui.

    Comportamento
    Ainda de acordo com a direção da Cadeia Pública, durante o período em que esteve preso em Mossoró, Paulo Vitor sempre se comportou de forma exemplar, inclusive tinha algumas regalias por ter bom comportamento. "Ele tinha acesso aos corredores, à cozinha da unidade, a circular por quase todas as áreas da Cadeia. Isso por ter bom comportamento e por deixar transparecer que era um cara tranquilo", contou um agente penitenciário.

    Ex-candidato a vereador no Ceará é preso por 'golpe da aposentadoria'

    Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

    Segundo delegada, suspeito prometia facilitar cadastro de aposentadoria.
    Ele tentou se candidatar, mas teve candidatura recusada devido a denúncia

    A polícia prendeu nesta quarta-feira (25), na cidade de Pindoretama, na Grande Fortaleza, um ex-candidato a vereador suspeito de aplicar golpes em aposentados e deficientes mentais da cidade. Segundo pessoas que alegam terem sofrido o golpe, José Menezes, de 29 anos, prometia facilidades para cadastrar a aposentadoria e, em troca, pedia a compra de utensílios domésticos.
    "Ele disse que para esse cadastro dar certo, ele tinha que me levar em uma loja, para tirar alguma coisa no nome dele. Eu confiei, aí ele tirou uma televisão e um ventilador no meu nome", diz Maria Marília Costa, que sofreu o golpe de estelionato.
    Francisco de Assis, que também sofreu o golpe da "falsa aposentadoria", diz que agora está endividado por ter comprado no nome dele eletrodomésticos que ele não tem. "Agora eu tenho o nome sujo em duas lojas", lamenta o agricultor, que recebe R$ 350 por mês.
    O suspeito foi preso por crimes de estelionato e está na delegacia de Pindoretama. "Ele fazia crediário em lojas com o nome de pessoas que seriam beneficiários, adquiria muitos eletrodomésticos caros, como televisões de plasmas, e fazia débitos com empréstimos em nome dessas pessoas", explica a delegada de Pindoretama, Ana Cristiana Lima.
    Segundo a delegada, o suspeito tentou se candidatar a vereador do município neste ano, mas por conta das denúncias teve a candidatura recusada pelo partido ao qual era filiado.