terça-feira, 17 de julho de 2012

17 veículos são roubados ou furtados por dia em Fortaleza


Nos seis primeiros meses do ano, a Polícia registrou 3.251 furtos e roubos de veículos na Capital, uma média de 17 ocorrências por dia. A Parquelândia é o bairro que lidera, com 75 casos. Junho foi o mês com mais veículos furtados

O mês de junho bateu o recorde do ano em número de furtos de veículos em Fortaleza. Foram 260, mais do que o dobro em relação as 128 ocorrências de maio. Quanto aos roubos de veículos, junho registrou 357, ficando atrás apenas de janeiro, mês marcado pela greve dos PMs, quando foram contabilizados 477 casos.

Ao todo, Fortaleza registrou 3.251 furtos e roubos de veículos no primeiro semestre deste ano, uma média de 17 por dia. Foram 1.254 furtos e 1.997 roubos. Os três bairros com mais ocorrências foram Parquelândia (75), Aldeota (68) e Parangaba (68). A Parquelândia desbancou a Aldeota, que até abril liderava o ranking.

O levantamento foi feito pelo O POVO, com base em dados divulgados no site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os números são referentes a todos os tipos de veículos motorizados – automóvel, motocicleta, caminhão, caminhonete, motoneta, entre outros. A SSPDS considera furto o veículo que é levado sem a presença da vítima, enquanto o roubo se configura como abordagem e assalto ao motorista. Não foram divulgados dados sobre as ocorrências em anos anteriores.

Há cinco meses, o empresário Emanuel Nogueira, 31, morador da Parquelândia, entrou para as estatísticas da SSPDS. Na primeira semana de uso e ainda sem seguro, teve o Siena roubado. Ao entrar na residência, foi abordado por dois rapazes numa moto, que lhe assaltaram, além do carro, a carteira. O veículo nunca foi encontrado. “O medo continua. Hoje procuro sempre verificar na rua algum movimento (suspeito). Até hoje faço esse procedimento”, confessa.

Tendência

O titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, Bruno Figueiredo, reconhece uma tendência de aumento gradativo no número de ocorrências. “A gente vive uma guerrilha urbana”, avalia. O delegado atribui o crescimento ao inchaço na frota (de 2001 a 2011, a média diária de novos registros de veículos passou de 184 para 648) e a rapidez com que o receptador é liberado.

“Hoje a fiança pode ser dada até na delegacia. A pessoa que é pega com veículo roubado, furtado ou adulterado pode ser liberada até no mesmo dia, se o advogado for ágil em juntar toda a documentação. Se a gente não punir com mais severidade esse tipo de delito, a tendência é aumentar”, explica.

O delegado diz ainda que, nos últimos meses, os assaltantes de cargas têm feito uso de tecnologias capazes de bloquear os sinais de rastreadores. Nos automóveis, a tática mais comum para averiguar a presença de rastreadores tem sido deixar o carro por pelo menos um dia em locais como pátios de hospitais e estacionamentos de shoppings.

Se o veículo for resgatado por alguém, é sinal de que tem rastreador, então os bandidos desconsideram; caso não apareça o dono, o destino é a revenda das peças.

Sobre os bairros da Capital que são líderes de furtos e roubos, o delegado explica que Aldeota, Fátima e Parquelândia têm um agravante em comum: muitos carros e poucas pessoas nas ruas paralelas e transversais às avenidas. “As ruas paralelas acumulam uma grande quantidade de veículos estacionados. São áreas com atuação comercial muito forte. Você vê carros demais parados e ninguém andando. Para quem vai furtar ou roubar um carro, é ótimo”.

Os veículos mais visados pelos assaltantes costumam ser as pick-ups, como Hilux e L-200, além dos carros populares - Uno Mille, Gol e Celta. De janeiro a abril deste ano, 1.463 veículos foram recuperados pela Polícia, o que representa 66,9% do total levado pelos bandidos no período.

ENTENDA A NOTÍCIA

A Parquelândia é o bairro de Fortaleza com o maior número de furtos e roubos de veículos este ano. Foram 75 ocorrências, entre janeiro e junho. Em seguida, vêm Aldeota (68 casos) e Parangaba (68). Dados são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Serviço
O número de roubos e furtos de veículos por bairro de Fortaleza ou município do Estado pode ser acessado no site da SSPDS

Há um link “estatísticas” na coluna direita da página. Acesse: www.sspds.ce.gov.br

Em caso de furto ou roubo ao seu veículo, procure a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas

Onde: avenida Godofredo Maciel – Maraponga. Vizinho ao Detran.


Telefones: 3101 2489 ou 3101 2491

Multimídia

O roubo de carros em Fortaleza é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (AM 1010), o tema será discutido no programa Grande Jornal, apresentado pelo jornalista Nonato Albuquerque, das 9 às 11 horas.
Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook (www.facebook.com/OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online (www.opovo.com.br/fortaleza).

Dicas
Confira cinco dicas de como se proteger
1. Ao parar em cruzamentos desertos, principalmente à noite, deixe o carro em primeira marcha. Caso sinta a aproximação de suspeitos, não hesite: se não houver carros no outro sentido, arranque.

2. Mantenha os vidros do carro fechados e as portas travadas por dentro.


3. Películas de proteção podem dificultar a ação dos bandidos.

4. Não permaneça por muito tempo no interior de um carro estacionado em via pública. Se isso for realmente necessário, faça-o em local que permita ampla visão dos lados.


5. Equipe seu automóvel com dispositivos que dificultem a ação de assaltantes, como trava de pedais, interruptores de corrente de combustível, alarmes e rastreadores.

FONTE: Livro Viva em Segurança (Corpvs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário