sábado, 14 de julho de 2012

Aluno Nota 10 mora na zona rural de Tauá

Estudantes vencedores na premiação ganharam notebooks e troféus, e professores receberam salário extra


Tauá O estudante Francisco Vanderson Teixeira Benevenuto, de 10 anos, aluno da 4ª série na EEIF Silvestre Araújo Mota, da comunidade Barra dos Cândidos, Distrito de Marruás, a 30 quilômetros da sede deste Município, é o melhor aluno da Rede Municipal de Ensino, ao conquistar nota 10 em Português e Matemática na avaliação feita pelo programa Avaliação Municipal da Educação de Tauá (Amet).

O programa é desenvolvido anualmente pela Secretaria de Educação do Município com o objetivo de avaliar o nível de aprendizagem e desempenho dos alunos. Francisco é exemplo de superação, força de vontade e inteligência, pois mora a três quilômetros da escola e sofre de problemas de visão, dificuldades que não o impediram de alcançar a conquista. Outro fato que chama a atenção é que estuda em uma escola com estrutura simples, em sala multisseriada (da alfabetização a 5° série).

Filho de uma família de agricultores, com mais quatro irmãos, Francisco diz que sua motivação parte da importância e necessidade de estudar, bem como do prazer pelo estudo. "Procuro aproveitar a inteligência que Deus me deu e me envolvo com os ensinamentos que recebo de meus pais e de minha professora, que se esforça para nos ensinar bem", diz o garoto.

Para ele, o fato da escola ser pequena, simples e no campo não desmerece a sua empolgação pelo estudo e conhecimentos. "Não é porque estudo numa escola simples e menor, que não me envolvo. Provei a mim mesmo, à minha família e aos demais estudantes que quando se quer ser gente, seremos. Também gosto de ajudar meu pai, gosto dos animais e isso para mim é lazer e não trabalho", acrescenta o estudante.

A professora Maria Evangelista Teixeira (Oneide), orgulhosa pelo feito do aluno, elogia o Programa Escola Ativa, que está ligado diretamente ao campo, um meio que o Governo Federal criou para avaliar e dar mais atenção ao aprendizado do aluno por meio do multisseriado que vai da creche ao 5ª ano. Ela considera também importante a avaliação municipal.

"Comprovamos que mesmo no Interior, na zona rural do Município, temos condições de sermos referência e vejo no Amet um estímulo para os alunos se esforçarem mais ainda em seu aprendizado", destaca.

Sistema
O Sistema de Avaliação Municipal, implantado em 2009, se constitui uma relevante ferramenta para diagnóstico, que aponta caminhos e fundamenta as intervenções. Quatro professores de carreira são responsáveis pelo projeto, bem como a execução, contando com o apoio de uma professora do campus local da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Segundo a Secretaria de Educação, nesta edição, a prova Amet avaliou os conhecimentos concernentes à Língua Portuguesa e Matemática, de um público de 5.132 alunos de 3º, 4º, 6º, 7º e 8º ano, de 75 escolas da Rede Municipal de Ensino. Em termos de resultado, a Secretaria Municipal da Educação comemora o crescimento de 30 pontos na escala de proficiência do Ensino Fundamental I, compreendendo 3º e 4º anos.

Mais informações:
Secretaria de Educação de Tauá
Av. Moacir Pereira Gondim, S/N
Centro
Sertão dos Inhamuns
Telefone: (88) 3437.2168

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário