quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mulher presa com o grupo é esposa do líder e o acompanhava no mundo do crime

Termina o  mais longo sequestro da história do Rio Grande do Norte.
Delegada revela que `Popó’ foi torturado
                                                  
A delegada Sheyla Freitas, da Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) revelou, na manhã de ontem, 25, mais detalhes sobre a operação que acabou com o sequestro do estudante Porcino Fernandes da Costa Segundo, mais conhecido como Popó Porcino. A delegada também confirmou que a maioria dos acusados é do Estado do Ceará, e que esse detalhe pode ter influenciado na escolha da vítima do crime, visto que o Estado fica próximo a Mossoró, cidade onde mora a vítima e sua família.

Outra revelação feita pela delegada foi que Popó sofreu tortura psicológica. "Houve uma tortura psicológica muito grande, ele era acorrentado, era vedado, à noite não tinha iluminação na casa. No caso, nos temos a informação de dois cativeiros, um em Pitangui, e o de Parnamirim. Porém havia mais pontos em que a polícia estava fazendo monitoramento", afirmou.

A delegada ressaltou que a maior parte das torturas psicológicas eram praticadas por Bruna Pinho Landim, 22 anos, mulher de Paulo Vítor Lopes Monteiro, 25 anos, líder do grupo. A delegada disse que Bruna costumava dizer a seguinte frase: 'Olhe, seu pai vai ter que pagar, senão você vai morrer'. Ele (Popó) se surpreendia muito, por ela ser mulher, ele chorar tanto e ela não se comover", acrescentou a delegada.

Sheyla Freitas conta que a participação de todos os acusados já foi confirmada, e que a polícia acredita em Paulo Vitor como idealizador do crime. "Porém, a gente está começando agora e ainda precisa investigar mais alguns dias para ter uma noção geral dos demais participantes dessa quadrilha. A princípio, ele (Paulo Vitor) é um estelionatário, já foi preso pela Polícia Federal, tem mandado de prisão para ele no Ceará por ter encomendado a morte de um vereador e de um ex-policial civil (duplo homicídio), tem passagem dele por receptação, envolvimento que ele teve num roubo, desde mais novo ele já era um menor delinquente", completou.

Sobre o acusado que morreu e o que ficou ferido durante a operação, Sheyla afirma: "O que morreu a gente precisa ainda fazer uma identificação principal sobre ele, mas pelo fato dele usar documentos falsos já é um indício de que ele é um fugitivo. E também precisamos apurar mais sobre a vida de Anderson, que foi alvejado, mas nós já temos a confirmação da participação de todos eles no evento". Com o depoimento de Popó e as demais prisões que deverão ser feitas nos próximos dias, Sheyla conta esperar a conclusão do inquérito, dentro dos 10 dias, prazo legal, e ter todo o apurado do sequestro.

MAIS UM SUSPEITO
Um homem suspeito de integrar a quadrilha que realizou o sequestro do empresário Popó Porcino foi detido na tarde de ontem, 25, em um condomínio na Zona Sul de Natal. O suspeito foi conduzido para a Deicor, onde presta depoimento à delegada Sheila Freitas. A polícia chegou até o acusado após divulgação de imagem em que ele aparece em um veículo modelo Fox de cor vermelha que estaria dando suporte aos sequestradores no cativeiro em Parnamirim. (Informações DNOnline).

ARQUIVO
Paulo Victor Lopes Monteiro, de 25 anos, o homem apontado como o idealizador do sequestro do estudante Porcino Fernandes da Costa Segundo, 19 anos, mais conhecido pelo apelido de "Popó", possui uma extensa ficha criminal. No Ceará é responsável pela contratação de um pistoleiro para assassinar o vereador Amarílio Pequeno da Silva, matando ainda o ex-policial civil Dedé Bezerra.
Quando foi preso em meados de dezembro do ano passado no Ceará, Paulo Vitor contou com riqueza de detalhes a trama que culminou com a morte dos ex-policiais. Pelos crimes, recebeu R$ 10 mil e pagou R$ 2,5 mil a Jonatan Marcos de Oliveira, de 22 anos, o Tiago Pernambuco, para executar Amarílio. Inclusive, ambos foram denunciados pelo Ministério Público por conta do duplo homicídio. Tiago segue preso na Penitenciária Industrial e Regional do Cariri em Juazeiro-CE, enquanto Paulo ganhou habeas corpus no final do ano.

Paulo é filho do Coronel da Polícia Militar da reserva, Edilson Pereira Monteiro que foi comandante do 2º BPM e ficou conhecido como um policial de boa índole. O filho do coronel, porém, desde adolescente sempre se mostrou problemático e se envolveu em crimes. Paulo Vitor também é suspeito de envolvimento na morte do taxista Jordão Pinheiro de Matos em setembro de 2011.

SEQUESTRO
Na manhã de terça-feira, 24, Paulo Victor foi preso no desfecho do mais longo sequestro da história do Rio Grande do Norte. A polícia potiguar descobriu o local do cativeiro do estudante Porcino Fernandes da Costa Segundo, na praia de Pitangui, no litoral Norte. No confronto, o sequestrador José Erisvan ou "Cabeça", foi morto, enquanto Anderson de Souza Nascimento saiu ferido e se encontra internado.

No imóvel usado no cativeiro foram presos os cearenses Paulo Victor Lopes Monteiro, a namorada dele, Bruna de Pinho Landim, de 22, e José Orlando Evangelista da Silva, de 42 anos, sendo este preso no Conjunto Pitimbu. Cerca de 40 policiais participaram da operação resgate da vítima que era mantida acorrentada e sob ameaças por 37 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário