sexta-feira, 20 de julho de 2012

A MORTE DO CANAL DA VIDA - O LADO HUMANO DO PERÍMETRO ICÓ-LIMA CAMPOS

Com a nossa resistência
Produzimos a subsistência
Porque nós somos capaz

O trecho faz parte de um dos vários depoimentos presentes no vídeo que trazemos neste espaço, sobre o abandono do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos [PILC].

Não iremos repetir palavras de uma situação conhecida por todos. Apresentaremos o lado humano e social presente em um problema que deve fazer parte da agenda da eleição municipal de Icó em 2012.

DOCUMENTÁRIO - Trazemos aos internautas uma possibilidade de refletir sobre um tema que precisa ser abraçado pelos 52 mil eleitores que sufragarão, no dia 7 de outubro, o nome dos candidatos a prefeito, vice e vereador.

Trata-se do vídeo documentário intitulado "A Morte do Canal da Vida", cuja realização é da Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Diocese de Iguatu, com produção da Uzina Video feito em junho deste ano.

O média metragem apresenta depoimentos de diversos agricultores que vivem do Perímetro e que convivem com a falta de apoio dos Governos, sobretudo do DNOCS, órgão responsável pela criação e manutenção do PILC. Mas os icoenses não desistem de lutar. A luta, que é sobrenome de quem nasce em Icó.
FUTURO? É preciso que a população icoense e os 80 postulantes ao pleito saiam da chamada "zona do conforto" e tirem 27 minutos de vosso tempo para assistir este vídeo. É o que solicitamos.

Icó precisa de projetos, a partir dos números que apresentem a realidade tal como é. Que se aponte um caminho que inclua a luta do PILC e que não fique no lugar comum das promessas.

A luta do Perímetro, tema principal deste trabalho feito pelo, é um bom início. Candidatos, não vejam o PILC apenas nas máquinas e bombas paradas. Vejam os irrigantes e colonos, que gostariam de estar trabalhando em sua tarefa de terra, mas não tem apoio.

Vejam as famílias, dependendo de aposentadorias e cujos filhos foram para São Paulo por não ter emprego na quantidade devida. Vejam o humano, assim como vocês, de carne e osso, com medos, incertezas, mas com a estranha mania de acreditar no futuro, de ter esperança. Não pensem apenas nos CNPJs de candidatura, há icoenses esperando.

A politicagem e o partidarismo apenas afugentam a população do debate. A situação e a oposição icoenses precisam evoluir no fazer político. Precisam aprender a fazer política de fato. Pensar em um Icó a longo prazo, para daqui há 10, 15 ou 20 anos, e não na próxima eleição. O tempo é testemunha e cobrará a ação ou a falta dela de vocês, candidatos e eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário