terça-feira, 13 de março de 2012

Governo entrega Escola Deputado José Walfrido Monteiro em Icó nesta terça [13]


Os jovens dos municípios Icó terão mais possibilidades de preparação para o mundo do trabalho.

Essa oportunidade chega à cidade com a Escola Estadual de Educação Profissional Deputado José Walfrido Monteiro, que será inaugurada pelo governador Cid Gomes nesta terça-feira[13].

A solenidade em Icó acontece às 19 horas na rua Raimundo Ferreira Lima s/n, bairro Conjunto Gama, nas proximidades da entrada da Ponte Piquet Carneiro. Logo após, haverá uma festa com a Banda Furacão do Forró.

Na unidade, os 540 alunos terão acesso aos cursos técnicos de aquicultura, agronegócios, agrimensura e mecânica, além do Ensino Médio. A Escola Deputado José Walfrido Monteiro recebeu o investimento de R$ 8,2 milhões dos Governos Federal e Estadual. O prédio funcionará numa área de 4,5 mil metros quadrados, com 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas.

Os estudantes vão contar com Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. A construção segue o padrão estabelecido pelo MEC para escolas profissionais e foi supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura [Seinfra], por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia [DAE].

PROJETO - A implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional começou em 2008, com 25 unidades. Durante o ano letivo de 2012, 95 unidades estarão em funcionamento, atendendo em tempo integral, aproximadamente, 31 mil jovens, em cursos técnicos com três anos de duração.

Nessa modalidade de ensino, o estudante tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado pelo Governo do Estado, colocando em prática as habilidades e competências desenvolvidas durante a formação técnica. A previsão é que até o fim de 2014, serão 140 unidades inauguradas.

JOSÉ WALFRIDO MONTEIRO - Filho de Walfrido Monteiro Sobrinho e Josefa Ribeiro Monteiro, nasceu em Icó no dia 22 de dezembro de 1929 José Walfrido Monteiro.

Suas primeiras letras vieram no rastro da disciplina da Professora Ana Vieira Pinheiro, que hoje nomina a escola de 1° grau que substituiu o antigo Grupo Escolar, frequentado por José Walfrido em seus estudos básicos. Posteriormente ingressou no Colégio Salesiano, em Cajazeiras-PB, e concluiu o científico no Colégio Lourenço Filho, em Fortaleza.

Em 1955 prestou vestibular e foi aprovado para o curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará [UFC], colando grau em 1960. Desenvolveu, então, a partir daí, um intenso trabalho de assistência jurídica gratuita às populações carentes de Icó, e municípios circunvizinhos, sobretudo na defesa de cidadãos humildes, cujas terras foram desapropriadas para a construção do Açude Orós. Sua cruzada em busca desses objetivos foi memorável.
A política foi uma consequência do tempo. Seu pai havia exercido por três vezes as funções de prefeito de Icó. A Convenção da ARENA realizada em agosto de 1972 o escolheu como candidato único à Prefeitura de Icó, sendo seu nome sufragado por mais de seis mil eleitores, em novembro daquele ano.

Sua administração foi voltada sobretudo às áreas de educação e saúde. Criou a Fundação Icoense
de Educação, sistematizando todas as ações ligadas aos ensinos primário e supletivo, congregando mais de 200 professoras rurais, dedicadas, prioritariamente, à erradicação total do analfabetismo. Na sede do município e em todos os distritos. Fundou um grande número de postos de saúde e montou um esquema de assistência médica que passou a atender toda a população de Icó, sobretudo às pessoas mais carentes.

O trabalho de Walfrido como prefeito gerou o convite de seus pares para disputar, vencer e exercer a Presidência da Associação dos Prefeitos do Ceará [Aprece].

PARLAMENTO - Eleito Deputado Estadual pela primeira vez em 1978, pela ARENA, estreou na Assembliaa Legislativa do Ceará [AL-CE] como um parlamentar profundamente comprometido com os interesses de sua região e do seu Estado. S

ob sua inspiração foi criada a Comissão da Seca, à qual presidiu até sua morte, dedicando o seu maior esforço, visando sistematizar e combater, de forma mais vigorosa e em suas causas estruturais, o secular fenômeno que fustiga milhões de nordestinos.

Reeleito deputado em 1982 para um segundo mandato parlamentar, a fatalidade causou sua morte no dia no dia 14 de novembro de 1983, tirando-o do convívio dos seus familiares, inúmeros amigos, eleitores e administradores.

Sua marca ficou por conta de diversos investimentos para o município icoense, como Caixa Econômica Federal, Unidade Regional da Secretária de Educação do Estado [Crede 17], Micro Região da Saúde Regional, Receita Federal, um anexo da Secretaria da Fazenda do Ceará [Sefaz], a sede da extinta Delegacia de Educação [14ª DERES], hoje chamada 17ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação [CERES], dentre outros patrimônios públicos.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário