sexta-feira, 2 de março de 2012

Polícia fecha cerco em Icó e Catarina


A polícia federal - PF, juntamente com a polícia civil, militar, gate, serviço de inteligência e helicópteros do CIOPAER, do Governo do Estado do Ceará, estão fazendo desde a última segunda-feira, um verdadeiro cerco na zona urbana e rural, nos municípios de Icó e Catarina, a procura dos assaltantes, todos já identificados, que roubaram a agência do Banco do Brasil da cidade de Catarina, levando pânico a população e assassinando barbaramente um policial militar.

Após muitas diligências, a polícia rodoviária estadual - PRE, conseguiu identificar e prender, o icoense Pedro Trigueiro da Silva, o Naldo do Conjunto Pedrinhas, que mesmo sem ter passagem policial, participou ativamente do crime com apoio logístico. Interrogado, entregou todos os comparsas.

Segundo Trigueiro, o chefe do bando é José Roberto Duarte, pistoleiro e assaltante de bancos de alta periculosidade. Citou também os nomes de José Valter de Lima, Jânio Mota, e de outras pessoas, que a polícia mantém sigilo para não atrapalhar as investigações.

"É uma questão de honra para nós. Já sabemos quem participou e como tudo foi planejado. Iremos prender todos, pois, ladrões de bancos no Ceará estão com os dias contados", disse o superintende da polícia civil do Ceará, Luiz Carlos Dantas.

JOSÉ ROBERTO DUARTE:
Agricultor, natural de Icó, residente no Conjunto Pedrinhas, Perímetro Irrigado. Têm oito mandados de prisão em aberto na comarca de Icó. É fugitivo da polícia. Considerado de alta periculosidade, fugiu recentemente da carceragem da DECAP - Delegacia de Capturas, em Fortaleza. Seus crimes vão desde lesão corporal grave; homicídios; pistolagens; roubos a casas lotéricas; mercantis; cargas; Correios e bancos. É o líder do bando. A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará vem há muito tempo tentando prendê-lo.


JOSÉ VALTER DE LIMA:





Agricultor, natural de Icó, residente no Conjunto Pedrinhas, Perímetro Irrigado. Foi liberado recentemente do presídio, após cumprir 6 (seis) anos de prisão em regime fechado. Frio, altamente violento, responde por roubo, homicídios e pistolagens.

Já fugiu do presídio de Icó em duas oportunidades.

PEDRO TRIGUEIRO (NALDO DAS PEDRINHAS).




Agricultor, natural de Icó, residente no Conjunto Pedrinhas, Perímetro Irrigado. Apesar de não ter passagem policial, a polícia civil de Icó tinha informações nada abanadoras a seu respeito. Homem ligado a José Roberto, Trigueiro passou dois meses em Catarina, se passando por crediarista. "Levando a área para o crime", segundo a polícia. Preso, entregou todos os parceiros.

JÂNIO MOTA.

Agricultor, natural de Icó, residente no Conjunto Pedrinhas, Perímetro Irrigado. Segundo a polícia, Mota mora vizinho a José Roberto. No início, apenas fazia recados do líder, depois participou de um assalto aos Correios de Poço Dantas, no Estado da Paraíba, com reféns e muita violência. Foi condenado a 23 anos de prisão. Estava foragido. Em Icó, responde a mais três mandados de prisão.

Outros nomes já identificados pela polícia, estão sendo preservados, pois, deles outras prisões serão efetuadas.

MUNICÍPIO DE ICÓ.

Ficado na região Vale do Salgado do Estado do Ceará, vizinho dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, a cidade de Icó acabou por ser também "dormitório" de bandidos interestaduais. Nos últimos dias, além desses assaltantes de alta periculosidade, a polícia prendeu 23 pessoas que traficavam drogas.

Segundo a polícia, com a morte de Gilberto Santana e com a prisão de vários bandidos do grupo no Brasil, José Roberto teria assumido a condição de novo líder da bandidagem na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário