terça-feira, 3 de julho de 2012

Conheça os 10 candidatos à prefeitura de Fortaleza em 2012

Quatro candidatos voltam a disputar a prefeitura de Fortaleza.
Duas mulheres concorrem à vice-prefeita.
Do G1 CE

As convenções homologaram 10 candidatos à prefeitura de Fortaleza, a quinta maior cidade do Brasil. Quatro deles concorreram a prefeito em eleições anteriores: Heitor Ferrer (PDT), Inácio Arruda (PC do B), Moroni Torgan (DEM) e Renato Roseno (PSOL).
Outros seis candidatos vão disputar pela primeira vez: André Ramos (PPL), Elmano de Freitas (PT), Francisco Gonzaga (PSTU), Marcos Cals (PSDB), Roberto Cláudio (PSB) e Valdeci Cunha (PRTB). Entre as candidaturas, há duas mulheres disputando como vice-prefeita, Soraya Tupinambá (PSOL) e Nivânia Amâncio (PSTU).
PT
O Partido dos Trabalhadores oficializou a candidatura do ex-secretário de Educação de Fortaleza, Elmano de Freitas. O vice será o médico Antônio Mourão. Elmano de Freitas, de 42 anos, se formou em direito na Universidade Federal do Ceará. O candidato é apoiado pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. "Nós temos que melhorar o futuro, aprimorar o que não deu certo. O Elmano é essa pessoa que vai dar continuidade", disse a prefeita. O PT fez coligação com outros seis partidos (PR, PV, PSC, PT do B, PTC, PTN). A coligação vai lançar 230 candidatos a vereador.
Elmano de Freitas disse que vai dar continuidade aos projetos da prefeita Luizianne Lins. Ele destacou transporte público, educação, turismo e cultura. "Vamos continuar com a passagem de ônibus mais barata do Brasil. Seguiremos dialogando com o movimento sindical dos professores para valorizar ainda mais a categoria. Também vamos dar continuidade às obras de integração da orla de Fortaleza", afirmou.
PSB
O deputado estadual Roberto Cláudio foi escolhido candidato do PSB numa coligação com doze partidos (PSB, PMDB, PP, PTB, PRB, PMN, PHS, PRP, PSL, PSDC, PSD E PEN). Ele é o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. O vice é o empresário Gaudêncio Lucena - indicado pelo senador Eunício Oliveira, do PMDB. A chapa foi lançada pelo governador Cid Gomes e pelo irmão, o ex-ministro Ciro Gomes. Em 2008, os dois apoiaram candidatos diferentes na eleição municipal. O governador ficou ao lado da prefeita Luizianne Lins. O ex-ministro apoiou a então candidata à prefeita, Patrícia Saboya, do PDT.
O candidato Roberto Cláudio, de 36 anos, se formou em medicina na Universidade Federal do Ceará. Ele fez doutorado em saúde pública nos Estados Unidos. Está no segundo mandato de deputado estadual. "Esta campanha é a favor do povo de Fortaleza. Faremos a campanha mais limpa, a mais decente, a mais bonita. Debateremos problemas", disse Roberto Cláudio. Durante a campanha, o candidato vai falar sobre saúde, educação e trânsito.
PSDB
O partido oficializou o ex-deputado estadual Marcos Cals, de 48 anos, para concorrer a prefeito de Fortaleza. O candidato está na política há 26 anos quando se elegeu pela primeira vez para a Assembleia Legislativa do Ceará. Permaneceu no cargo durante seis mandatos. Não concorreu em 2010 porque disputou o governo do Ceará, mas não se elegeu. O candidato Marcos Cals foi presidente da Assembleia durante quatro anos. No governo de Cid Gomes, foi secretário da Justiça do Estado. O candidato a vice é o deputado estadual Fernando Hugo. O PSDB não fez alianças.
Marcos Cals disse que vai fazer uma campanha de oposição. "A nossa administração será voltada para as pessoas mais pobres, mais humildes", disse. "Nós temos um perfil diferente. Somos ficha limpa total. Seremos eficazes na gestão pública com um diálogo constante com a população", destacou. O PSDB vai contar com o apoio do ex-senador Tasso Jereissati. "Fortaleza está precisando de uma força diferente. Que tenha garra, vontade de realizar", afirmou.
PDT
O candidato do partido à prefeitura é o deputado estadual Heitor Férrer, de 57 anos. O candidato se formou em medicina na Universidade Federal do Ceará. Na vida política há 24 anos, foi vereador de Fortaleza quatro vezes e deputado estadual em quatro mandatos. Em 2004, disputou a prefeitura de Fortaleza pela primeira vez. Entre onze candidatos, ficou em sexto lugar. Em 2010, foi o deputado estadual mais votado na capital com 47 mil votos. O candidato a vice-prefeito é o empresário Alexandre Pereira, do PPS, que se coligou com o PDT.
Os dois partidos assinaram propostas para educação, mobilidade urbana e saúde. Na Assembleia, o deputado lidera uma oposição ao governador Cid Gomes e também faz críticas à gestão da prefeita Luizianne Lins. "Nós somos autônomos, independentes, com condição de chegar aos poderes e trazer recursos para a cidade. Sem subserviência. Com autonomia para administrar a cidade sem ninguém pegar na nossa orelha nem puxar o nosso beiço", disse o candidato.
DEM
O Democratas oficializou a candidatura de Moroni Torgan à prefeitura de Fortaleza. O candidato, de 55 anos, vai disputar a quarta eleição consecutiva para prefeito da capital cearense. Em 2000, Moroni recebeu 18% dos votos válidos. Em 2004 e 2008, foram 27% e 25% dos votos válidos respectivamente. O candidato se mudou de Porto Alegre para Fortaleza há 28 anos para trabalhar como delegado da Polícia Federal. Durante o governo de Tasso Jereissati, Moroni foi secretário de segurança pública. Se elegeu três vezes deputado federal.
Moroni Torgan morou nos últimos três anos em Portugal onde participou de uma missão religiosa. O candidato chegou em Fortaleza na noite da convenção do DEM. "Eu quero trazer pra cá, o nível de vida que eu conheci em várias cidades do mundo. Eu conheço as soluções que foram dadas para os problemas", disse Moroni Torgan. Ele destacou as prioridades: saúde, segurança pública, educação, habitação, geração de emprego e urbanização.
PCdoB
O partido confirmou a candidatura do senador Inácio Arruda, de 55 anos, à prefeitura de Fortaleza. O candidato ganhou a primeira eleição há 24 anos para vereador de Fortaleza. Inácio também foi eleito deputado estadual e três vezes deputado federal. Em 2000, disputou o segundo turno para a prefeitura com Juraci Magalhães (PMDB), mas perdeu. Em 2004, entre onze candidatos, ficou em terceiro com 19% dos votos válidos. Em 2006, Inácio se elegeu senador com 52% dos votos válidos no estado. O candidato a vice-prefeito é o deputado federal Chico Lopes - também do PCdoB.
"Nós conhecemos a cidade, cada pedaço de Fortaleza. Sabemos onde está cada bairro", disse Inácio Arruda. O candidato vai apresentar propostas principalmente para a educação. "Fortaleza não pode puxar o estado do Ceará para baixo. Tem que ser o inverso. A educação do estado tem que ser de Fortaleza. Este é um compromisso nosso de prefeito", afirmou o candidato.
PSOL
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) vai concorrer à prefeitura de Fortaleza com o advogado Renato Roseno, de 39 anos. O candidato é formado em direito pela Universidade Federal do Ceará. Renato Roseno disputou as últimas três eleições de Fortaleza. Em 2006, concorreu a governador. Em 2008, a prefeito da capital. Em 2010, recebeu 113 mil votos para deputado federal no estado - 90 mil deles em Fortaleza onde foi o segundo mais votado, mas não se elegeu por causa do coeficiente eleitoral. O PSOL indicou para vice-prefeita Soraya Tupinambá.
O candidato defende projetos alternativos para Fortaleza. "Por que a cidade não pode ter a ousadia de ter um grande programa de agroecologia onde as comunidades possam produzir parte do seu alimento?", perguntou durante a convenção. "O nosso programa não é feito a partir de quatro, cinco técnicos num gabinete. Estamos há muito tempo chamando a cidade pra dizer o que a cidade quer", disse Renato Roseno. O PSOL vai coletar propostas pela internet.
PRTB
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro lançou o professor de direito constitucional e escritor Valdeci Cunha, 53 anos. Ele vai disputar a primeira eleição com propostas para mobilidade urbana e educação. O candidato a vice-prefeito é o administrador Orlancy Marques. O PRTB lançou 48 candidatos a vereador.

PPL
O sociólogo André Ramos, 30 anos, foi escolhido para disputar a eleição pelo Partido Pátria Livre (PPL), fundado há oito meses. Os temas de campanha vão ser saúde, educação e transporte público. O administrador de empresa Lucélio Moura foi anunciado candidato a vice-prefeito. O PPL terá 50 candidatos a vereador.

PSTU
O PSTU lançou o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Francisco Gonzaga, de 54 anos. O candidato disputou eleições para governador e para vice-prefeito. A professora Nivânia Menezes é a candidata a vice-prefeita do partido que não se coligou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário