sábado, 7 de julho de 2012

Secretaria confirma mais 16 mortes por dengue

Somente na Capital, foram 11 mortes. Outros 31 óbitos estão sendo investigados. Além disso, 192 casos graves da doença foram confirmados

A dengue foi confirmada como causa da morte de mais 16 pessoas no Ceará, segundo o boletim semanal da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) referente à semana entre 1º e 7 de julho. Foram 11 mortes somente na Capital. Além disso, 192 casos graves da doença foram confirmados. Os dados foram divulgados ontem (6).

De acordo com a Secretaria, outros 31 óbitos estão sendo investigados sob suspeita de terem sido provocados por dengue. São 19 mortes sob suspeita no Interior.

Em 2012, já foram confirmados 35.195 casos de dengue em 152 municípios cearenses. Mas as notificações foram feitas em todos os 184 municípios. Ao todo, foram 56.611 notificações.

Segundo o boletim semanal, 77,2% dos casos de dengue confirmados foram em Fortaleza. Foram 27.178 registros. O segundo município com maior número de confirmações foi Crato, com 1.153 (3,3%)

Em Fortaleza, a área com maior número de casos é a da Secretaria Executiva Regional (SER) III. Em 2012, foram confirmados 5.613 casos. A área abrange bairros como Antônio Bezerra, Autran Nunes, Bonsucesso, Henrique Jorge, Jóquei Clube, Parque Araxá, Pici e Rodolfo Teófilo.

Alerta
É só a partir do terceiro dia depois da picada do mosquito Aedes aegypti que os sintomas aparecem. Na dengue clássica são: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações.

Já na dengue hemorrágica, quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas; sonolência, entre outros.

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA

Em Fortaleza, a área com maior número de casos é a da Secretaria Executiva Regional (SER) III. Em 2012, foram confirmados 5.613 casos. A área abrange bairros como Antônio Bezerra, Autran Nunes e Bonsucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário