domingo, 27 de novembro de 2011

Surto de gripe suína é identificado em Pedra Branca

Onze adolescentes, alunos do Colégio Agrícola de Pedra Branca (Sertão Cearense), foram diagnosticados com a gripe H1N1 (gripe suína). De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o surto da doença estaria concentrado na escola agrícola. No local, foi coletado material para exame em 91 pessoas que foram notificadas com suspeita da enfermidade.
No entanto, exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), confirmou somente os 11 casos. Os pacientes confirmados com a enfermidade estão sendo acompanhados e monitorados pelas vigilâncias epidemiológicas da Saúde estadual e da Secretaria de Saúde Municipal de Pedra Branca.
Autoridades de saúde do município comunicaram que a suspeita é de que a transmissão tenha ocorrido por meio de uma pessoa da cidade que teve contato com um paciente infectado pelo vírus em São Paulo. A Secretaria da Saúde do Estado informa que já liberou a medicação indicada para o tratamento dos pacientes de Pedra Branca. Profissionais de saúde da cidade e a população foram orientados para que fiquem alertas para os sintomas da gripe H1N1. Os sintomas da gripe suína são febre, confusão ou falta de atenção, tonturas, secreção nasal, dor no peito ou estômago e dificuldade respiratória.
De acordo com a Sesa, este ano, de 43 mil habitantes de Pedra Branca, 17 mil foram vacinados contra gripe. Nesse universo, estão cerca de 94% das crianças com menos de 1 ano e 95% dos idosos. Os adolescentes atingidos pela H1N1 não receberam a imunização, uma vez que não faziam parte da faixa etária priorizada na campanha.
(O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário