domingo, 27 de novembro de 2011

Com surto de gripe A, moradores de Pedra Branca (CE) usam máscaras

Os moradores de Pedra Branca, cidade do interior do Ceará que apresentou surto de gripe, transitam com máscaras pelas ruas para se prevenir contra a doença. “Desde que o surto começou, só ando com máscara, ainda mais depois que minha mulher adoeceu”, disse o motociclista José Ivanildo. Neste domingo (27), o atendimento foi reforçado no Hospital Municipal São Sebastião, onde uma sala foi reservada para receber pacientes com sintomas suspeitos e realizar a notificação dos casos. A manhã foi marcada pela chegada de pacientes de idades diversas procurando atendimento e por uma reunião com autoridades do município e o secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos.
A reunião teve objetivo de ressaltar as orientações repassadas aos pacientes com sintomas suspeitos. “Quem tiver com os sintomas e não instituir o tratamento nas primeiras 48 horas pode contribuir para a proliferação. É necessário que essas pessoas permaneçam em casa por sete dias e evitem aglomeração”, orienta Arruda Bastos. A declaração do secretário em evitar ocasiões que aglomerem pessoas neste momento foi feita durante o fim de semana quando ocorreu uma vaquejada, uma das principais atrações do calendário turístico do município.
 
Ainda de acordo com Bastos, a prioridade de prevenção será mantida, contemplando gestantes, profissionais de saúde, crianças com menos de dois anos de idade e pacientes com complicações no quadro clínico. O secretário de Saúde disse também que um técnico do Ministério da Saúde será enviado nesta segunda-feira (27) ao município para acompanhar o trabalho de prevenção e monitorar o quadro de pacientes que apresentam os sintomas. “O Ministério também garantiu que vai enviar todo o estoque de medicamentos necessários para a cidade de Pedra Branca”, completou.
Reunião teve a presença de secretários de governo do município e do Estado (Foto: Elias Bruno/ G1 Ceará)
Reunião teve a presença de secretários de governo do município e do Estado (Foto: Elias Bruno/ G1 Ceará)
Gestantes e municípios vizinhos
De acordo com a administração do hospital São Sebastião, onde também funciona uma maternidade, as consultas de pré-natal foram remarcadas para a segunda quinzena de dezembro com o intuito de preservar e proteger as gestantes do risco de contaminação. Representantes da Secretaria Regional de Saúde informaram também que outros municípios do Sertão Central, região da cidade de Pedra Branca, já estão sendo monitorados e devem acionar imediatamente o setor de epidemiologia do Estado caso chegue uma grande demanda de pacientes com os sintomas de gripe A nos hospitais locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário